Publicado por: sadeckgeo | abril 30, 2012

Delimitação de Bacia – TerraView

A Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433 em 8 de janeiro de 1997, incorpora princípios e normas para a gestão de recursos hídricos adotando a definição de bacias hidrográficas como unidade de estudo e gestão. Assim, é de grande importância para gestores e pesquisadores a compreensão do conceito de bacia hidrográfica e de suas subdivisões (TEODORO et al, 2007). 

De forma genérica, entende-se por bacia hidrográfica a área da superfície da terra, limitada pelos divisores de água, e que faz convergir todo escoamento natural de água e materiais diversos para o rio principal, que por  sua vez leva-os para uma saída em comum. Ela é formada por três elementos básicos: os divisores de água, as vertentes e a rede de drenagem (BOTELHO, 1999; SILVEIRA, 2001; COELHO NETO, 2001). 

Por conta dessa importância, que tem como unidade básica de análise, é fundamental que o interprete saiba como interagir com os produtos de GEO para a obtenção dos limites da bacia em estudo. 

Partindo de imagens produzidas pela missão SRTM que contêm os dados altimétricos, é possível gerar variáveis  morfométricas, como os limites de bacia e sub-bacia; a rede de drenagem; o relevo em 3D; modelagem hidrológica; e uma diversidade de cálculos matemáticos (declividade, elevação, áreas, polígonos, comprimento, etc.). 

O vídeo demonstra alguns dos procedimentos para a obtenção do limite de bacias. Nesse outro tutorial (http://awe.sm/5nInT) você pode ver os procedimentos iniciais.

Bibliografia: 

BOTELHO, R.G.M. Planejamento Ambientalem Microbacia Hidrográfica. In: GUERRA, A.J.T.; SILVA, A.S.; BOTELHO, R.G.M. Erosão e Conservação dos Solos: Conceitos, Temas e Aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, pg 269-300, 1999.

COELHO NETTO, A. L. Hidrologia de Encosta na Interface com a Geomorfologia. In: GUERRA, A.J.T.; CUNHA, S.B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 4ª ed, pg 93-148, 2001.

SILVEIRA, A.L.L. Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica.  In: TUCCI, C.E.M. Hidrologia: Ciência e Aplicação. Porto Alegre: Ed. Universidade UFRGS, ABRH, 2ª edição, pg 35-52, 2001.

TEODORO, V. L. I.; TEIXEIRA, D.; COSTA, D. J. L.; FULLER, B. B. O conceito de bacia hidrográfica e a importância da caracterização morfométrica para o entendimento da dinâmica ambiental. Revista Uniar, 20:137-156, 2007.


Responses

  1. bacana!!!!

    Curtir

  2. Oi.. Me ajudou muito esse vídeo =) .. Parabéns pelo trabalho.
    Faz pouco tempo q comecei a mexer no terraview, e gostaria de saber
    como eu faço pra transformar a delimitação da bacia em vetor?! preciso desses arquivos em shape.

    Obg.

    Curtir

  3. Oii…
    Eu já encontrei aqui a solução. ^^

    Mesmo assim, obrigada =)

    Curtir

  4. Valeu pelo video!

    Deixa eu fazer uma pergunta, como eu tiro a area total da bacia em m²

    Curtir


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: