Publicado por: sadeckgeo | setembro 12, 2011

Joining Attribute Tables – TerraView

Baseado nos questionamentos do amigo José Carlos (@geojcarlos) resolvi desenvolver esse post sobre como formatar tabelas para serem linkadas no TerraView e como proceder o link, que no caso do geoprocessamento é mais conhecido como joining table. 

Para que esse procedimento dê certo é necessário, em primeiro lugar, que exista um campo na tabela que seja idêntico na tabela do vetor. O IBGE pensando nisso criou um Geocodigo para todos os municípios. Porém, como sabemos a dinâmica territorial do nosso País é muito grande, sendo criados muitos municípios de um ano para o outro. Logo, se você estiver usando uma tabela do ano de 2006 é necessário que o seu vetor seja ou  do mesmo ano ou de um ano onde não haja diferença na quantidade de registros, ou melhor, no campo de ligação entre as tabelas.

Geralmente quando se baixa dados tabelares do SIDRA/IBGE as tabelas vem com essa configuração.

Bem essa parte em cinza não serve para nossa atividade então ela deve ser excluída e o primeiro campo deve ser dividido por informação, ou seja, 1100015 é o Geocodigo do município Alta Floresta d´oeste que está localizado no Estado de RO. Veja que só nesse primeiro campo temos 3 informações.

Isso serve para todas as tabelas que forem passar pelo processo de Joins, você precisa ter cada informação no seu devido campo para facilitar a atividade. Não estou dizendo que não possa existir campos alfanuméricos juntos na sua tabela, as vezes isso é necessário, mas para facilitar separe-os. 

Para fazer o ajuste da tabela dê uma olhada no vídeo que preparamos: 

Retiramos o Estado do Acre para fazer a prática de join, pois era um dos estados que não tinham mudança territorial, logo, sem mudança no campo de ligação e também por ser uma menor quantidade de informação que facilita na criação do vídeo. 

Os primeiro procedimentos no TerraView são fundamentais. Você precisa saber em qual sistema de projeção estão os seus dados vetoriais para poder importá-los e mais importante ainda é saber quem será sua coluna de ligação para poder indicá-la no ato da importação. 

Veja esses e outros procedimentos para a criação do joining table no vídeo:

O amigo José Carlos também publicou tutorial detalhado sobre esses procedimentos vale-a-pena conferir:

[TerraView] Importando tabelas do SIDRA ou DATASUS – I


Respostas

  1. Valeu parceiro! Talvez amanha ou quarta-feira eu poste o restante dessa dinamica.

    Um abraco

    Curtir

  2. Esqueci de te perguntar se a base IBGE disponibilizada atraves do servico MAPAS IINTERATIVOS tem compatibilidade com as tabelas do SIDRA.

    Curtir

    • Então,

      Alguns tem, na verdade a grande maioria tem. É que o IBGE não disponibiliza todas as bases vetoriais, mas lá eles tem as bases atualizadas por ano.

      O que se faz em casos quando não há compatibilidade? Exclui-se da tabela de atributos aqueles municípios que não estão contidos na base vetorial ou procura-se outra base.

      Um abraço.

      Curtir

  3. Sadeck boa tarde1

    Primeiro parabenizo pelos tutoriais.

    Acontece que estou com um arquivo kml dos setores censitários de Cuiabá-MT, mas não estou conseguindo abrir no TerraView, poderia me dar uma dica.

    abraços!

    Ronis

    Curtir

    • Dê uma olhada no vídeo.

      Espero que ajude.

      Um abraço.

      Curtir

  4. perfeito!!!
    Mais uma vez muito obrigado.

    Abraços

    Curtir

  5. Sadeck boa tarde!

    Estou com mais um provlema que não consegui resolver, por isso peço ajuda.

    Importei um tabela mdb para o terraView e ao conectar ao tema, não aparece os valores da tabela, apenas o titulo da coluna fica visivel.

    Teria como voce dar mais uma dica de como resolvo esse problema?

    Abraços

    Ronis

    Curtir

    • Caro Ronis,

      Você seguiu o vídeo que mostra como ajustar a tabela para que os campos sejam visíveis no TV?
      Mande-me essa tabela para que eu possa ajuda-lo.

      Aguardo.

      Curtir

  6. Sadeck bom dia!

    Voce já deu uma analisada na tabela que lhe mandei, o que voce achou.

    Abraços

    Ronis

    Curtir

    • Mande-me novamente, pois acho que foi direto para caixa de spam…

      Aguardo…

      Curtir


Deixe um comentário

Categorias