Publicado por: sadeckgeo | setembro 28, 2011

Nanosensores e GIS

Parece até coisa do filme transformers ou do seriado 24 horas, mas esse tipo de tecnologia que apresentaremos aqui já é usada e tem uma utilidade sem igual na coleta de informações primárias. Eu poderia até dizer que é uma nova forma de sensoriamento remoto, só que sem imagens (risos). 

As nanotecnologias que usam a matéria em escala atômica são usadas algumas vezes para a criação de sensores (nano sensores), que podem capturar informações de diversas fontes e de diversas formas e retransmiti-las para uma base de dados. Logo vocês podem ver a potencialidade de uso nos sistemas de informação geográfica. 

Quando trabalhei no SIPAM o amigo Rodolfo Pereira que é do IBAMA, tinha preparado um projeto fantástico para a coleta de informações atmosféricas e hidrológicas com nano sensores, mas o projeto não foi a frente, pois acho que os gestores não conseguiram atingir a visão além do alcance para uma proposta como essa, que diga-se de passagem era muito boa e daria ao sistema um método de coleta de informação totalmente novo e pioneiro no mundo todo, colocando o SIPAM no topo das pesquisas em geotecnologias. 

Os nano sensores geralmente são menores que grãos de areia e podem ser misturados ao asfalto para obter informações precisas e em tempo real sobre os sistemas viários. Podem ser despejados em rios para a medição de temperatura, vazão, turbidez e outros elementos hidrológicos. Podem ser usados para avaliação de camadas atmosféricas, densidade de nuvens e etc. Assim como pode ser usado para atividades mais sociais como o controle de doenças e pragas, o que não exclui o uso também na agricultura. 

Hoje, geralmente, esse tipo de tecnologia está sendo usado mais aprofundadamente para o combate ao terrorismo e ao bioterrorismo assim como na agricultura de precisão. 

O potencial de cruzamento de informações quase em tempo real e a modelagem estatística dentro dos sistemas de informação geográfica é o que tem possibilitado a agilidade na tomada de decisão para uma intervenção mais precisa e acurada, criando ambientes inteligentes para prever as necessidades dos indivíduos e responder à elas. 

Bem, na atual conjuntura dos SIG brasileiros, eu não conheço nenhum projeto totalmente implementado com o uso dessa ferramenta ainda, mas pelo que as agências de pesquisa em nanotecnologias estão prevendo, esse será um mercado bastante promissor e que será bastante usado nas áreas ambientais e principalmente em áreas urbana, não só no Brasil, mas em todo o mundo. A Intel tem olhado com bons olhos e feito muitos estudos sobre a nanotecnologia principalmente na área da agricultura. 

Na verdade essa tecnologia será muito mais ampla que qualquer coisa que mencionei aqui… As especulações são muitas e está sendo criado um maravilhoso mundo mágico com o uso dela. Vamos ver como caminha a ciência e para onde ela nos levará. 

Você conhece algum projeto ou já teve contato com esse tipo de tecnologia? Compartilha conosco? Deixe seus comentários.

Referencias:

Air pollution monitoring and GIS modeling

O Impacto das Nanotecnologias na Alimentação e na Agricultura

http://www.nanomarkets.net/

http://www.sensornet.co.uk/

Links relacionados:

AS NOVAS GEOTECNOLOGIAS

GOV 2.0 e SIG

Localização

Cloud computing and GIS


Responses

  1. Como você falou muito do que se possa imaginar, pelo menos por enquanto, é apenas especulação. Mas acredito que este tipo de tecnologia pode (poderá) ser utilizada inclusive para aplicar os sistemas de geoprocessamento em campos como saúde e pecuária. Enfim, as aplicações são praticamente infinitas.
    Parabéns Sadeck por ter abordado este tema. Um Abraço!

    Curtido por 1 pessoa


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: