Publicado por: sadeckgeo | outubro 24, 2008

Atlas do Ciberespaço

O termo Ciberespaço foi pensado pela primeira vez em 1984, um pouco depois de eu ter nascido, por um escritor canadense chamado Wiliam Gibson, que por sinal também foi o criador do termo Cyberpunk, usando esses novos termos no seu mais conhecido livro Neuromancer e tendo maior expressividade entre os fãs da trilogia Matrix.

O Ciberespaço colocado por Gibson pode ser entendido como um espaço de comunicação que não necessita da presença física do ser humano para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, ou seja, a ênfase é dada à imaginação, que cria uma imagem anônima do individuo e a mesma faz interação com os demais.

Bem, estou falando disso para me referir a um dos primeiros experimentos voltados para a cartografia de redes desenvolvido dentro da internet, o Atlas do Ciberespaço, que se tornou um ícone para os amantes da cartografia e que agora foi convertido para PDF e disponibilizado para download sobe um licença Creative Commons.

O Atlas foi editado por Martin Dodge e Rob Kitchin. Essa obra de cunho quase místico, vem explorar as relações espaciais e visuais da infra-estrutura de comunicação.

Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas meu download já está em 48%, espero que vocês gostem.

Um abraço e até mais.

Fonte: La Cartoteca


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: