O termo Ciberespaço foi pensado pela primeira vez em 1984, um pouco depois de eu ter nascido, por um escritor canadense chamado Wiliam Gibson, que por sinal também foi o criador do termo Cyberpunk, usando esses novos termos no seu mais conhecido livro Neuromancer e tendo maior expressividade entre os fãs da trilogia Matrix.
O Ciberespaço colocado por Gibson pode ser entendido como um espaço de comunicação que não necessita da presença física do ser humano para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, ou seja, a ênfase é dada à imaginação, que cria uma imagem anônima do individuo e a mesma faz interação com os demais.
Bem, estou falando disso para me referir a um dos primeiros experimentos voltados para a cartografia de redes desenvolvido dentro da internet, o Atlas do Ciberespaço, que se tornou um ícone para os amantes da cartografia e que agora foi convertido para PDF e disponibilizado para download sobe um licença Creative Commons.
O Atlas foi editado por Martin Dodge e Rob Kitchin. Essa obra de cunho quase místico, vem explorar as relações espaciais e visuais da infra-estrutura de comunicação.
Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas meu download já está em 48%, espero que vocês gostem.
Um abraço e até mais.
Fonte: La Cartoteca
Deixe um comentário