Publicado por: sadeckgeo | outubro 28, 2008

LDCM – Landsat Data Continuity Mission

A série de dados mais extensa de registro contínuo da superfície da terra por sensores orbitais é a do programa Landsat. Os imageamentos feitos por esse programa tem acontecido em resolução suficiente para dar suporte a análise das mudanças ambientais e das atividades humanas, porém esse programa está prestes a ser deixado de lado, pois o mesmo está chegando em sua fase critica no que diz respeito a continuidade. O ultimo satélite Landsat, o Landsat 7, foi lançado em 1999 e teve algumas falhas técnicas no instrumento Scan Line Corrector assim como perdeu giro e redundância. Sendo assim, o Landsat 5 continuou fornecendo dados da superfície e hoje o sistema chega ao seu limite de tempo, já fornecendo dados com muita distorção.

Os fatos mostram que é de extrema importância garantir a serie de dados continua da superfície da terra. Em dezembro de 2005 o Office of Science and Technology Policy (OSTP) emitiu um memorando permitindo a continuidade do programa Landsat, encarregando a NASA de coordenar esse processo.

Para dar continuidade ao programa Landsat a NASA selecionou a empresa Hammers com um contrato de cinco anos a contar do lançamento do novo sensor que já está programado para julho de 2011, o contrato teve uma cifra próxima dos US $ 15 milhoes.

A empresa será responsável pela concepção, desenvolvimento, integração testes e entrega, suporte para o sistema em solo, operações de engenharia e suporte durante a fase inicial de lançamento, orbita e período, assim como um período de manutenção de engenharia após a faze inicial.

A LDCM – Landsat Data Continuity Mission, vem continuar o programa Landsat com metas delineadas pelo congresso de sensoriamento remoto do Land Policy Act de 1992, que é a de fornecer dados para o futuro que são suficientemente coerentes com os dados fornecidos pelo programa Landsat e que permitam a detecção e caracterização de alterações quantitativas e qualitativas da superfície da terra.

Fonte: NASA

+ Info

ldcm

Anúncios

Responses

  1. É meu irmão…a caixa alta do “GRATUITAMENTE” é um grito chamando atenção para os leigos!!!

    Abraços man..

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: