Publicado por: sadeckgeo | agosto 15, 2008

I3Geo e Geonetwork no Governo do Pará

O Governo do Estado do Pará vem investindo na formação do seu quadro técnico para a implementação de atividades voltadas ao geoprocessamento, a mais nova aquisição será feita na próxima segunda-feira 18/08/2008 com o primeiro curso da série que abordará as ferramentas “I3Geo” e “Geonetwork”, que devem apoiar a disponibilização de informações geográficas de todo o Estado por secretarias e órgãos de governo, de acordo com o que já é feito pelo governo federal, por meio do Sistema de Bases Compartilhadas sobre a Amazônia (BCDAM) e também pelos esforços do Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM.

Após a capacitação e início dos trabalhos para implementação das ferramentas, o Governo do Pará espera poder integrar todas as informações das secretarias para uma melhor e mais eficiente tomada de decisões, tanto para o cidadão comum como para sua própria equipe.

O I3Geo e o Geonetwork já são ferramentas bastante usadas por diversos órgãos com um ótimo desempenho das atividades. Esses aplicativos desenvolvido para o acesso e análise de dados geográficos implementam uma interface genérica para acesso aos dados geográficos existentes em instituições públicas, privadas e não governamentais facilitando a vida do usuário com pouca experiência na área.

Sendo assim, o Governo do Pará dá o primeiro passo em direção à Neogeografia que segundo Andrew J. Turner é um conjunto de técnicas e ferramentas que lidam com dados espaciais, mas que não se encaixam no mesmo nível de complexidade das utilizadas pelas Geotecnologias.

Para saber +

I3Geo / Geonetwork / Neogeografia


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: