Publicado por: sadeckgeo | fevereiro 3, 2012

Criando Poligonal por Azimute e Distância – QGIS

Bastante usado em levantamentos topográficos os azimutes são ângulos formados entre o ângulo horizontal que a direção de um alinhamento faz com o meridiano geográfico ou magnético. Antigamente eram definidos por astronomia e com a evolução dos estudos e equipamentos é possível defini-los por métodos mais precisos.

O plugin que foi usado para esse vídeo foi desenvolvido por Maurício de Paulo e apresentado na postagem Azimutes e Distâncias http://awe.sm/5elEQ O autor é formado em engenharia cartográfica e está cursando mestrado em sensoriamento remoto no INPE.

Essa ferramenta (plugin) se mostra de grande valia para aqueles que todos os dias tem que converter áreas de memoriais descritivos em papel para incorporação em bases digitais. Já apresentamos uma solução proprietária para isso, agora trazemos uma proposta livre.

Hoje a estrutura do azimute deve ser 155;42;13 e a distância deve ser 120.6 m. É importante que o sistema de projeção seja o mesmo para o vetor e para o ambiente de trabalho. Coordenadas planas facilitam o trabalho de medição.

Quer saber mais sobre medidas e afins dessa área das geotecnologias? Acesse: [.] GEOTEC [.] Laboratório de Geotecnologias [.] DTEC [.] UEFS [.] http://awe.sm/5elF1

Aqui tem uma apresentação sobre o assunto.

TutorialQGIS_Topography_azimuth_and_distance

Links relacionados:

Extraindo Azimute e Distância

Criando Poligonal por Azimute e Distância – ArcGIS 9.2

Cálculo de área – QGIS 1.4

Descarregar GPS no QGIS

Add X Y – QGIS

About these ads

Responses

  1. O Mauricio me disse “Fiz o upload de uma versão nova que deve resolver o problema dos espaços. Se puder, efetue os testes com essa.”

    Obrigado Mauricio pela rapidez em solucionar questões.

    Curtir

  2. Olá Sadeck!

    Eu possuo um Memorial Descritivo no qual é informado uma Coordenada Arbitrária E (9.876,135) e N (21.839,063) e vários Azimutes e Distâncias. O meu questionamento é: como faço para transformar tais cordenadas arbitrárias em uma Coordenada reconhecida pelo Plugin?

    Abraços.

    Curtir

    • Caro Luciano,

      A configuração da sua coordenada não me parece arbitrária, o plugin reconhecerá se você pôr a coordenada assim 9876135 e 21839063. Em relação à sua duvida, você consegue transformar as coordenadas arbitrárias se você tiver pelo menos 2 referências conhecidas que você possa transferir a coordenada para o seu ponto.

      Espero ter ajudado.

      Curtir

    • Essa área fica perto de Igarapé-açu PA?

      Curtir

  3. Inseri as coordenadas da forma que você disse, só que a poligonal criada “cai” próximo do Ártico (Polo Norte). A coordenada em questão provem de um Decreto (13.713/93) da criação da APA Morro do Urubu, no município de Aracaju-SE.
    O decreto se encontra aqui: http://migre.me/7XtCO
    O que eu pretendo fazer e criar uma poligonal do Memorial Descritivo para trabalhar na classificação de Uso e Ocupação do Solo em uma escala de trabalho de 1:10.000.

    Grato.

    Curtir

  4. Sadeck,
    Vamos ver se consegue me ajudar: preciso inverter o sentido de diversas linhas (criadas independentemente) para, em seguida, gerar um polígono com elas. Tudo isso usando Qgis. Soube da função v.flip do Grass, mas não a encontro na minha versão 6.4 do Grass. Uso Qgis 1.7.
    Se souber de outra função equivalente, que faça o mesmo, também está valendo!

    Grande abraço,

    Curtir

    • Aderson,

      Você pode usar esse script:

      layer = qgis.utils.iface.mapCanvas().currentLayer()
      for feature in layer.selectedFeatures():
      geom = feature.geometry()
      nodes = geom.asPolyline()
      nodes.reverse()
      newgeom = QgsGeometry.fromPolyline(nodes)
      layer.changeGeometry(feature.id(),newgeom)

      No console do Phyton que ele inverte as linhas. Pra ele funcionar é preciso estar em edição o vetor e a linha que você quer mudar selecionada.

      Um abraço.

      Curtir

    • Acredito que se você converter para pontos (vértice) e depois converter de ponto para polígono vai fazer a mesma coisa.

      Faz um teste ai e depois me diz.

      Falow!

      Curtir

      • Valeu Sadeck!!
        Usei o script que voce passou! Funcionou. Só que dá um baita trabalho descobrir quais linhas devem ser invertidas e quais não devem. Mas isso é outra história…

        Muito obrigado pela sua ajuda.
        Abração

        Curtir

  5. Olá Sadeck,

    Gostaria de saber se você poderia me ajudar no meu problema… Sou arqueólogo e estou trabalhando com dados topográficos antigos onde tenho as seguintes informações: Peça 1 se localiza a 12 metros e 300 grados em relação a estação topográfica e um zero relativo na parede de um abrigo. Eu consigo usar o plugin se inserir ponto a ponto, mas, gostaria de importar uma tabela exel ou txt inteira logo para ver a dispersão do material arqueológico… O problema é que coordenadas geográficas não existem só esses relativas mesmo. Como posso fazer para importar uma tabela inteira logo para o plugin e ver a dispersão com confiança?

    Obrigado e aguardo resposta!!

    Curtir

    • Caro Marcos,

      Se puderes me enviar esses dados para eu testar, posso ver uma solução para você.
      De antemão você pode tentar Add as coordenadas X Y no QGIS usando esse tuts http://awe.sm/5hOik

      Aguardo.

      Curtir

  6. Oi tenho dificuldades em seguir o passo a passo acima, pois o meu Q gis é a versão 1.8 em português brasileiro, trabalho em registro de imóveis conferindo memorias descritivos e plantas, utilizo o cad para ver se realmente os azimutes descritos fecham a poligonal? alguém pode me ajudar obrigado.

    Curtir

  7. Olá Sadeck, estudo topografia e gostaria de traçar uma poligonal fechada no autocad tenho os ângulos em grado e distância, agradecia

    Curtir

  8. [...] Criando Poligonal por Azimute e Distância – QGIS [...]

    Curtir

  9. Olá Sadeck.
    Gostaria de saber como faço para desenhar no QGIS, ou GvSIG, memorial descritivo que contenha curva assim descrita “curva com raio de 82,47 m e desenvolvimento de 82,05 m”.

    Obrigado

    Curtir

    • Patrik,

      Você tem os Az e distância de início e fim da curva? Pq assim você traçava a reta, achava o ponto médio da reta e de lá traçava o raio… depois você pode usar a CADTools do Qgis para fazer a curva.

      T+

      Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.244 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: