Publicado por: sadeckgeo | maio 5, 2011

Conheça melhor o SAGA – UFRJ

Olá caros colegas,

Hoje daremos ênfase a mais um poderoso software de geoprocessamento livre e nacional. Desenvolvido na UFRJ pela equipe multidisciplinar do Professor Jorge Xavier desde 1983, o SAGA – Sistema de Análise Geo-Ambiental tem se mostrado eficiente para diversas aplicações no universo do SGI – Sistema Geográfico de Informação como teoriza o professor.

Bem, para que vocês entendam melhor o aplicativo, vamos dividir a explicação por cada modulo que o compõe.

Modulo de Entrada

CRIAR Esse modulo permite a conversão das imagens para o formato do SAGA que é o .rst ou .rs2, pois o aplicativo trabalha com dados matriciais. Além disso, também podem ser aplicados procedimentos simples como rotação e gerreferenciamento dos dados de entrada.

Modulo de Análise

VISTA SAGA – O modulo de análise tem uma grande infinidade de aplicações, desde a simples visualização dos dados até a produção de conteúdos complexos de informação. Nele podem ser feitas aplicações de álgebra de mapas, estrutura query e métodos de classificação.

Como é um modulo de análise, traz uma facilidade sem igual de integração com os dados provenientes dos censos do IBGE. Sendo assim, o processo de criação de mapas temáticos também se agiganta, podendo ser gerados mapas por intervalos iguais, quantidade, índices de normalização e outros.

Como todo bom pacote de análise ele também gera relatórios baseados nas quantidades de pixels e hectares por informações. Dependendo da qualidade dos dados de entrada, esses relatórios podem ser gerados a um nível extremamente preciso, ao ponto de termos informações em cm².

Geralmente quando se fala em análise, pensamos logo em processos temporais e o SAGA não deixa a desejar nesse quesito, pois traz consigo 2 tipos de monitoria. A monitoria simples e a múltipla, que podem ser muito bem usada em análises de detecção de mudanças, nos proporcionando simulações, localização de áreas críticas, potenciais conflitantes e outros processos pertinentes a diagnóstico e prognóstico.

Tudo isso pode ser associado à topografia do terreno que aumenta a precisão das informações de saída e melhora a tomada de decisão.

Vale do SANA - Macaé

VICON – Pacote de Vigilância e Controle que possibilita a apresentação de regiões em diferentes escalas, utilizando para este fim dados e informações registradas em formato multimídia e/ou informações obtidas por meio de plantas cartográficas, mapas temáticos, vídeo, fotos (levantamento de indicadores ambientais e paleoambientais), arquivos de diversas extensões e dados não espaciais como, por exemplo, os dados censitários fornecidos pelo IBGE. Esse modulo tem sido usado pelo corpo de bombeiros do Rio de Janeiro para agilizar o controle de incêndios assim como pelo CENACID/ONU para gestão de acidentes ambientais. Não vamos nos estender no VICON, pois só ele dará uma longa postagem em breve.

Eventual localização de uma emergência

Modulo de saída

SAÍDA – No quesito layout o SAGA da um banho em alguns softwares livres de GIS e dá suporte tanto à exportação do mapa em formato de imagem assim como suporta a impressão direta.

Mapa de Mananciais do vale do SANA

Gostaria de agradecer ao Tiago Marino e ao Professor Jorge pela disponibilidade de informações e revisão da postagem. A equipe esta de parabéns pois o SAGA tem tido um uso excelente para o suporte a decisões que tem salvado vidas pelo mundo.

Alguns artigos

http://bit.ly/l1FBpm

http://bit.ly/kboLev

http://bit.ly/kwpXjz

Links relacionados:

Curso Básico de TerraView (ONLINE)

TerraView 4.0 Portable

SPRING 5.1.7 Portable

Add Lat Long (point)

Modelo Linear de Mistura Espectral – TerraView 3.6


Respostas

  1. Professor, eu já fiz um trabalho com o VICON: http://geopara.blogspot.com/2011/03/vigilancia-e-controle-vicon.html

    E a pontencialidade do SAGA é impressionante. Parabéns gostei do trabalho e pelas postagens no seu BLOG! As chamadas são excelentes!

    Curtir

  2. De fato. Uso o SAGA desde 1999, ainda quando era a versão DOS. Até hoje vejo o módulo de análise como sendo o mais completo e fácil entre os FOSS SGI. O prof. Xavier e sua equipe estão de parabéns. É uma pena que o programa ainda não tenha uma versão para linux e nem faça a conversão direta de SHP para RS2.
    No mais, perfeito.

    Curtir

  3. […] Recentemente o amigo Luís Sadeck, em seu excelente blog, publicou um artigo em que fez uma apresentação sobre este poderoso software (Confira aqui: https://geotecnologias.wordpress.com/2011/05/05/conheca-melhor-o-saga-ufrj/). […]

    Curtir

  4. […] que eu utilizei nas minhas disciplinas da Unesp – Campus de Presidente Prudente foi o SAGA (da UFRJ), o qual foi implantado nos nossos laboratórios pessoalmente pelo Prof. Dr. Jorge Xavier […]

    Curtir


Deixe um comentário

Categorias