Publicado por: sadeckgeo | dezembro 16, 2008

INPE & UNICAMP

O INPE e a UNICAMP estão em parceria para o desenvolvimento da calibração absoluta dos sensores do novo satélite (CBERS 3) que será lançado em 2010. A calibração absoluta de um sensor tem como objetivo relacionar o número digital (ND) existentes nas imagens por ele gerada com valores de radiância (Lλ), permitindo assim aos usuários a transformação dos NDs presentes nessas imagens em valores físicos como a própria Lλ ou como em valores de reflectância (ρλ).

Para esse procedimento foi escolhida a fazenda Vila Verde, em Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste da Bahia, onde foram instalados sensores para capturar a radiação eletromagnética refletida (espectrorradiômetro) pelo solo, o município foi escolhido por diversos motivos e anteriormente já tinha servido para a calibração do CBERS 2.

Os pesquisadores dizem que o processo é feito com o intuito de estabelecer uma relação matemática entre as medidas da radiação na superfície remotamente coletadas em campo e a quantidade de radiação efetivamente captada pelos sensores durante o vôo pela órbita da Terra.

Para ficar por dentro do assunto de calibração de sensores dê uma olhada no livro:

O livro é fruto do trabalho conjunto dos  pesquisadores Flávio Jorge Ponzoni, Jurandir Zullo Junior e Rubens Augusto Camargo Lamparelli, do Inpe e do Cepagri/Unicamp, e aborda os seguintes tópicos: conceitos radiométricos, funcionamento de um sensor, calibração e exemplos de aplicação.

O assunto não se restringe a profissionais da área de engenharia, mas também faz parte do conhecimento de quem faz uso das técnicas de sensoriamento remoto no estudo dos recursos naturais.

Caso queira uma prévia do livro os autores escreveram um artigo de 9 páginas discutindo o assunto. Clique aqui!

Fonte: http://www.comciencia.br/comciencia/


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: