Publicado por: sadeckgeo | janeiro 26, 2019

QGIS – Data Plotly

plotly

Fala ai povo,

Como eu criei o roteiro para o vídeo vou disponibiliza-lo aqui pra você. Segue o vídeo e o roteiro.

Um abraço.

SCATTER PLOT ou gráfico de dispersão – é usado geralmente para mostrar dados de duas variáveis, mas também pode ser multidimensional. Um gráfico de dispersão pode ser usado quando uma variável contínua está sob o controle do experimentador e a outra depende dela ou quando ambas as variáveis ​​contínuas são independentes.

variável contínua – São aquelas que num determinado intervalo podem tomar quaisquer valores, sejam estes inteiros ou fracionários.

EXEMPLOS: área, volume, peso, tempo, proporções, porcentagens, ângulos, temperatura, etc.

Se não existir nenhuma variável dependente, qualquer tipo de variável pode ser plotado em um dos eixos e um gráfico de dispersão ilustrará apenas o grau de correlação entre duas variáveis.

BOX PLOT – para representar a variação de dados observados de uma variável numérica por meio de quartis, que são qualquer um dos três intervalos que divide o conjunto ordenado de dados em quatro partes iguais. Esse box do centro entre Q1 e Q3 chama-se de Intervalo interquartil que serve para medir o grau de espalhamento de dados, depois de ordená-los em ordem crescente. Diferentemente do Desvio padrão e da variância.

Tem uma parada matemática para o cálculo dos quartis se forem pares ou impa, mas acho que não vale a pena falar disso nesse vídeo.

Outro ponto importante são os outliers que estarão fora dos quartis inferior e superior. podendo disfarçar de forma adversa as decisões a serem adotadas a partir da análise dos dados se não forem devidamente considerados. Os outliers são dados inconsistentes.

O box plot permite que você analise a amplitude, a simetria ou assimetria, o centro dos dados e os outliers.

Nessa questão da simetria A posição da linha mediana é que define. Uma distribuição simétrica teria a mediana no centro do retângulo. Se a mediana é próxima de Q1, então, os dados são positivamente assimétricos. Se a mediana é próxima de Q3 os dados são negativamente assimétricos.

Geralmente usamos ele para dar uma ideia da distribuição dos dados. Logo, quando plotamos várias lado a lado, podemos fazer algumas suposições, como que são populações diferentes, ou que o temos um certo comportamento padrão no dado.

HISTOGRAMA – eu vou exemplificar bem rápido pq nós fizemos um vídeo muito bacana lá no canal da Solved.

Bem, o histograma é um gráfico de frequência que tem por objetivo ilustrar como uma determinada amostra ou população de dados está distribuída pelos intervalos.

Normalizações – pode ser normalizado para mostrar frequências relativas

Cumulativo é um mapeamento que conta o número cumulativo de observações em todos os intervalos de classe até o intervalo de classe especificado

Não há um número ideal de intervalos de classe. Usando intervalos de classe mais largos, a baixa densidade reduz o ruído devido à aleatoriedade da amostragem. Usando intervalos de classe mais estreitos, a densidade elevada garante maior precisão à estimativa da densidade.

PIE PLOT – Não tem muito mistério esse né. os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas medidas dos ângulos. Única ressalva aqui é que se os seus dados são muito grandes, tem uma grande quantidade de dados… Essa representação não é boa!

2D HISTOGRAM – O histograma 2D é uma representação de densidade, “como um mapa de kernel” é como se você distribuísse em dois histogramas simples, um no eixo X e outro no eixo Y e o cruzamento te daria a densidade. Geralmente é usado com as coordenadas. Então se você quiser saber se um dado tem uma tendência espacial talvez essa seja uma boa forma de fazer.

POLAR PLOT – Geralmente usado para dados que tem uma distribuição de simetria circular. Por exemplo sinal de um sensor, estação de coleta, em que ângulo ele está recebendo melhor o dado…

Em coordenadas polares escrevemos as coordenadas de um ponto na forma (raio / distancia, entre o ponto e a origem e o angulo feito entre o eixo X e a linha.

O pessoal da geologia usa bastante esse tipo de plot para direções e frequências das medidas de fraturas, juntas, falhas. 

TERNARY PLOT – Você pode usar 3 variáveis para análise, é muito usado em dados biológicos, o povo da geologia também usa quando está trabalhando com mineralogia, o povo da geomorfologia costeira usa bem também e mais recentemente eu tenho visto o pessoal que trabalha com petróleo usando também.

Os pontos interiores ao triângulo apresentam 3 coordenadas, cada uma para a composição de um componente.

Não achei onde criar a curva de solubilidade para fazer aquela análise monofásica ou bifásica… Tem várias formas de leitura desse tipo de gráfico, mas acho que aqui ele não te dá todas as possibilidades então a leitura é a simples mesmo.

link ai pra vocês darem uma conferida

CONTOUR PLOTS – geralmente vc vai precisar escrever uma função. 

Outra coisa é que os dados precisam estar muito bem ajustados e acho que seria melhor etá se normalizados… E as variáveis precisão se correlacionar para a criação da matriz X;Y ficar legal e a plotagem ser bacana.

https://www.originlab.com/doc/Tutorials/Contour-Color-Map

Então Z = f (x, y)

http://www.math.ucsd.edu/~mradclif/teaching/Math10C/LectureNotes/graphs_of_functions_of_two_variables.pdf

Um gráfico de contorno contém os seguintes elementos:

  • Preditores nos eixos x e y 
  • Linhas de contorno que conectam pontos com o mesmo valor de resposta ajustado.
  • Faixas de contorno coloridas que representam a amplitude (que é a diferença entre o maior e o menor valor de um conjunto de dados) dos valores de resposta ajustados.

VIOLIN PLOT – Se assemelha a um gráfico BOX PLOT misturado com um HISTOGRAMA, sendo mais informativo que só um dos dois… porém também são mais difíceis de entender

Uma plotagem de violino mostra a distribuição de uma única variável numérica e transmite a densidade da distribuição baseada em um kernel mais suave que indica a densidade de valores (via largura) do campo numérico.

Bem, se você chegou até esse ponto do vídeo é por que estava interessado… Espero que tenha gostado. Deixa ai um like (No vídeo e/ou nesse post) pra gente saber que você gostou, se inscreve no canal… se falei alguma besteira ou se quiser deixar uma dica pra gente deixa ai nos comentários, ele também serve pra gente bater um papo.

 Até a próxima ou até por ai.

Um abraço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: