Publicado por: sadeckgeo | junho 28, 2018

Faz um mapinha pra mim?!

make_map.png

Quando se constrói mapas para serem disponibilizados para uso público, deve-se ter em mente que eles serão julgados pela sua aparência e pela sua utilidade. O responsável pela produção de mapas para o uso público, como aqueles de livros textos, de artigos acadêmicos, dos atlas de qualquer natureza, apresentados em mídia convencional ou eletrônica, precisa ter conhecimento de representação cartográfica. Terá que buscar conceitos e conhecimentos adquiridos na sua formação e utilizar sua experiência na produção de mapas para planejar soluções que atendam às necessidades específicas de cada caso. (NOGUEIRA, 2008).

Inscreva-se no canal para mais vídeos como esse.

Atualização em 24/01/2020 (link)
Vai aqui o como fazer o mapa, que você pediram… Não esquece de deixar o joinha, se inscrever no canal e comentar com a gente sobre esse assunto e outros.
Um abraço!

Referencia:

NOGUEIRA, Ruth E. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Ed. UFSC, 2008.


Respostas

  1. Sim, um mapa segue um rito metodológico respeitando um conjunto de convenções. A forma como se trata os dados que serão representados precisa no entanto mediar com seu público. Já tive que abrir mão de trabalhar com índices e taxas e trabalhei com valores absolutos em função da dificuldade de abstração do leitor.

    Curtido por 1 pessoa

  2. […] Existem diversos modelos de layout para mapas de diversas finalidades, já fizemos uma postagem (Faz um mapinha pra mim?!) falando sobre as regras e as coisas fundamentais que um mapa deve conter. Bem, não vou me […]

    Curtir


Deixe um comentário

Categorias