Publicado por: sadeckgeo | outubro 4, 2016

GeoDa: introdução à análise de dados espaciais

geoda

Já faz um tempo que eu bato na mesma tecla, cartografia temática não é só bom senso, é estatística também! É bom eu ficar lembrando disso até para eu mesmo não esquecer, nem na hora de criar a cartografia, nem na hora de interpretar a cartografia.

Pensando nisso, lembrei do GeoDa, software livre e de código aberto, que trabalha de forma específica com análises estatísticas espaciais. Logo isso não será um tutorial, mas uma apresentação do software, se é que ele precisa de apresentação.

O GeoDa foi pensado inicialmente pelo professor Anselin, que hoje é responsável pelo Center for Spatial Data Science da universidade de Chicago, onde está sendo desenvolvido agora o GeoDa e outros aplicativos. Ele é uma excelente referência para estudos de natureza estatística espacial.

O GeoDa é um aplicativo muito simples de uso, porém muito denso na aplicação, pois você tem desde funções mais simples de composição de cartogramas até regressões para análise do comportamento das variáveis. Se você procura iniciar seus estudos na área de análise de dados espaciais ele é uma boa iniciativa.

Gostou do tema? Quer ver mais sobre isso aqui no blog? Então avalie a postagem e dê um joinha no vídeo, pois é assim que sabemos que estamos agradando!


Respostas

  1. adorei

    Curtir

  2. Por que não, um livro sobre esse tema? Não existe nada completo em português.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ola. Poderia explicar / tutorial da Aplicação de Moran multivariado? fazer o passo a passo. A nova versão do Geoda (2016) tem poucos videos ainda disponiveis.

    Curtido por 1 pessoa


Deixe um comentário

Categorias