Publicado por: sadeckgeo | junho 30, 2016

Processos da Vegetação importantes para Sensoriamento Remoto

VSR

Um dos alvos mais comuns para trabalhar com sensoriamento remoto é a vegetação, mas geralmente não pensamos na vegetação em toda a sua complexidade na hora de trabalhar com ela no processamento digital de imagens.

Sendo assim achei legal trazer pra vocês um conjunto de vídeos da Khan Academy sobre a temática, que foi muito ilustrativo durante minhas aulas de interação solo-planta-atmosfera ou Interação biosfera-atmosfera e diga-se de passagem essa disciplina é muito importante para nos do sensoriamento remoto.

Peço que vejam os vídeos sempre pensando no conjunto luz, atmosfera, planta (folha, planta e dossel) e solo, além de pensar em química, biologia, física e geografia. Depois pense em como isso se comportará nas imagens sendo elas multiespectrais ou hiperespectrais e pensem nos processo envolvidos, como queimadas, eventos de chuva ou seca, desflorestamento e outros.

Vamos aos vídeos.

1 – Fotossíntese

2 – Reações de Claro

3 – Reações de claro e fotofosforilação

4 – Ciclo de Calvin

5 – Fotorrespiração

6 – Fotossíntese C4

7 – Plantas CAM

Bem, a ideia aqui era só instigar para que vocês se aprofundem no conhecimento e possam desenvolver métodos e pesquisas ou mesmo mapas com maior complexidade e com uma visão sistêmica dos processos.

Deixo aqui também o livro do professor Pimentel que trata dessas questões.
METABOLISMO DE CARBONO NA AGRICULTURA TROPICAL

E como não podia deixar de ser, comprem o livro “Sensoriamento Remoto no Estudo da Vegetação”

Espero ter alcançado o objetivo da postagem.

Querendo contribuir com a temática deixe seus comentários aqui no post.


Deixe um comentário

Categorias