Publicado por: luizcortinhas | março 4, 2016

App Alaga – Monitorando Alagamentos

App_Alaga

Em conversa com o Sadeck, ele me disse que todo início de ano, ou período chuvoso, a postagem ‘Zonas de risco a alagamento em Belém’ tem muito acesso. Porém, os dados foram atualizados por ele e algumas outras pessoas até o ano de 2014 propositando diversas pesquisas acadêmicas e institucionais (CPRM / CODEM / SEMA / UFPA), e agora ele faria uma atualização.

Foi aqui que eu pensei, vamos atualizar os pontos de alagamento pra Belém? Por que não fazemos isso para qualquer lugar? Então propus a criação de um aplicativo para celular onde as pessoas pudessem, de forma colaborativa (crowdsourcing), mapear esses pontos e ele endossou.

Sendo assim, criamos o App Alaga, que é, nessa primeira versão, muito simples. Você só precisa estar próximo ao alagamento e clicar no botão “aqui alaga” em seguida os dados de coordenadas,altitude e precisão serão enviados para um banco de dados. Até o momento ele só faz isso, mas a ideia é que posteriormente esses pontos poderão ser acessados via web (kml/Google Mapas/Em discussão ainda) e você poderá tirar fotos e enviar junto com o ponto, além de fazer uma descrição de 140 caracteres. Isso tudo bem interligado com as redes sociais.

Em uma terceira versão, imaginamos que o aplicativo também lhe dará a possibilidade de saber quando e quanto estará alagado baseado nas informações dos usuários e outros dados de servidores online possibilitando uma pequena análise.

Sabemos que não é a salvação da lavoura (Frase de Efeito do Sadeck), mas é mais uma plataforma para os gestores pensarem a cidade a partir das informações dos cidadãos (GOV 2.0) e para vermos que não é um bicho de sete cabeças obter dados sem custo e que melhorarão a gestão urbana.

Para tal feito levamos exatamente 42 minutos, utilizamos a plataforma “APP Inventor” criada pelo MIT (http://appinventor.mit.edu/explore/), esta plataforma é gratuita e tem como foco tornar pratico o desenvolvimento de qualquer APP android, alem de pratico e ter uma documentação muito bem escrita, ele foi pensado para que ate mesmo crianças pudessem usufruir da plataforma e sendo assim adotaram o modelo de “Blocks” que são na verdade figuras representando peças de quebra-cabeças e cada peça corresponde a um trecho de código sendo o encaixe das peças permissivo apenas a trechos de códigos correspondentes, como na figura abaixo:

BlocksTab

Obviamente neste post não vou ensinar a vocês como utilizar a plataforma, isso virá mais para frente, mas nesta pequena apresentação informal estou disponibilizando o “código fonte da aplicação ALAGA” abaixo e no final do post segue todo projeto para download.

Captura

Segue o arquivo para download do código.

Enquanto o aplicativo sobe para o Google Play você já pode usa-lo pegando o QRcode aqui.

Screen Shot 03-06-16 at 09.36 PM


Respostas

  1. Luiz, parabéns ideia e iniciativa!!
    A partir dela pensei em possibilidades de análises com os resultados. onde fica hospedada a base de dados? Seria possível fazer download posteriormente? Claro, por agora é usar o aplicativo!abs

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Felipe,

      Estamos tratando os dados e ajustando o banco, mas em breve será possível sim baixar os dados e no próprio app teremos algumas coisitas mais…

      Obrigado pela contribuição, se tiver mais ideias por ai estamos aceitando! hehehe

      Um grande abraço.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Ola Felipe,
    Nosso principal objetivo neste software é permitir a todas as pessoas uma forma de contribuir com esse tipo de dado social e tornar publico pois é conhecimento coletivo. Isso porque ao menos em Belém enfrentamos bastantes dificuldades para conseguir esses dados de forma oficial, como objetivo secundário estamos contribuindo para fomentar o e-Gov ou GOV2.0.

    Estou montando uma pagina para o fim de todos poderem consumir esses dados vai ficar alojada em luizcortinhas.eng.br e assim q estiver pronto Sadeck e eu devemos divulgar.(Nao deve demorar muito)

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá Sadeck!
    Parabéns pelo post e pelo Blog.
    Estou fugindo um pouco do tema.
    O caso em questão é o TERRA MA².
    Voce teria algum outro material de apoio a instação?! Encontrei muita dificuldade na instalação dos complementos (Servidor e complemento Apache).

    Se tiver, disponibiliza pra gente?!
    Fica também como uma sugestão de postagem pra voce.
    Forte abraço

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Luiz.
    Estou tentando desenvolver algo no mesmo sentido, porém ligado aos buracos em vias públicas em meu município.
    Não sei se o app de vocês parou ou se está com um erro com a url “http://173.44.61.84/alago.php?key=1001&operation=insert” pois ai clicar em Aqui Alaga ele diz que o Alagamento foi enviado e me dá a seguinte mensagem: ERROR: the requeste URL could not be retrieved.
    Desde já agradeço se puder me dar “uma luz”.

    Curtido por 1 pessoa

    • Ola Isabela,
      Realmente verifiquei o servidor e o mesmo se encontrava desligado, eu tenho os codigos fontes da parte do servidor e isso talvez possa te ajudar, me manda um email explicando o que voce deseja fazer e vejo como podemos colaborar. 😀 (luizcf14@gmail.com)

      Curtido por 1 pessoa


Deixe um comentário

Categorias