Publicado por: sadeckgeo | fevereiro 10, 2016

Princípios Físicos de Sensoriamento Remoto

Depois da postagem do livro “Iniciação à Análise Geoespacial” o pessoal me perguntou, “e pra sensoriamento remoto, qual um bom livro?” Então resolvi apresentá-los o livro “Princípios Físicos de Sensoriamento Remoto” do professor Lorenzzetti do INPE. Esse também é um livro que comprei em 2015 e até agora não consegui largá-lo.

Aparentemente é um livro que nasceu das aulas da pós-graduação lá do INPE, pois é muito didático. Segue uma linha de estudos muito boa, que vai da definição do sensoriamento remoto, passa por todas as variantes da radiação eletromagnética (REM), entrando sucintamente nas questões que envolvem RADAR, como no caso das polarizações. O espectro eletromagnético, do visível ao micro-ondas foi abordado nesse excelente livro.

O que eu sempre digo nos meus cursos, é que se você não tem um entendimento básico de como se dá a interação da REM com os alvos, você não conseguirá dar um bom tratamento à imagem, ou seja, estudar sensoriamento remoto é, digamos que 70%, entender como se dá a interação da energia com o alvo. Fiquei muito feliz ao ver algo parecido com isso no livro.

Um fato embaraçoso. Não sou formado em matemática, logo algumas etapas do livro eu tinha que ir pesquisar na internet, e comentei isso com um colega, que também estava lendo o livro… e ele me disse, “por que tu não olhas lá no apêndice? Já tá tudo explicado lá p*!” Fui ver e tava tudo lá! Ai a ficha caiu! Vou começar o livro de trás para frente. Li os apêndices e depois fui ler os capítulos… para mim, assim ficou mais fácil… kkkk (Pessoa que corre direto para o primeiro capitulo do livro).

Não conheço pessoalmente o autor (João Antônio Lorenzzetti), mas alguns amigos que o conhecem dizem que ele é um professor dedicado, elegante e com humor cítrico. Formado em Física, ciência que com ele se torna uma viagem espetacular e única, segundo seus alunos, tem mestrado e PhD em Oceanografia Física, compõe o corpo de pesquisadores do INPE desde 1976. Toda essa experiência fez com que se tornasse revisor de diversos periódicos de renome como o International Journal of Remote Sensing. Na pós-graduação do INPE tem ministrado as disciplinas de Princípios Físicos de Sensoriamento Remoto e Sensoriamento Remoto dos Oceanos, que lhe levam a orientar diversos alunos e a escrever diversos artigos, no google acadêmico já foi citado mais de 1100 vezes desde 1996.

Capturar9

Se Maxwell estivesse vivo saberia que  não encontraria  melhor pessoa para demonstrar suas equações”. by A.R.Gomes

O livro foi muito bem escrito e editado, mas também pudera, com um autor renomado e a Blucher que está a 60 anos no mercado editorial com excelentes publicações e que já lhe renderam diversos prêmios, só podia dar nisso, um excelente livro!

A editora possui 3 selos (livros profissionais, eventos acadêmicos e acesso aberto). Apresentando uma relação bem aberta com a comunidade, visionária das novas tendências de mercado, possibilita que você sugira livros para tradução, já que nossas pesquisas quase sempre são engavetadas… E também tem um programa de apoio à publicações acadêmicas por meio das Fundações de Amparo a Pesquisa e Universidades. Para finalizar, o programa que eles tem para publicação de eventos, é fantástico! Confere lá!

Como eu disse a Blucher é muito ligada na comunidade e por conta disso nos cedeu um exemplar do livro para sortearmos entre nossos leitores. Sendo assim, você concorre facilmente compartilhando essa postagem pelo Facebook e/ou Twitter, colocando a hastag #PFSR_JAL e seguindo os perfis da Blucher + Sadeck (Links a baixo). É fundamental o uso da hastag #PFSR_JAL. Caso uma das premissas não seja constatada, um novo sorteio ocorrerá imediatamente. Só sendo divulgado o ganhador oficial.

https://twitter.com/editorablucher

https://twitter.com/sadeckgeo

https://www.facebook.com/eblucher

https://www.facebook.com/luis.sadeck

O sorteio acontecerá 25/02/2016 e será divulgado por nossos perfis.

Obs: O sorteio é válido apenas para o Brasil.

Não deixe essa oportunidade passar o livro é excelente!


Responses

  1. O dedo da compra online chega treme depois desse review! Mas, vou esperar pra ver se a sorte sorri pra mim.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sadeck, bom dia. Só tenho twitter. Vale?

    Curtido por 1 pessoa

  3. Valeu Sadeck, estou nessa por esse sorteio.

    Curtir

  4. Ganhador do livro Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto. #PFSR_JAL http://www.sorteiospt.com/result/NNzeRJyWgFcLBcqHj … Parabéns que seja muito bem usado!

    Curtir


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: