Publicado por: sadeckgeo | janeiro 26, 2016

PNGeo – #GEO21

PNGeo

Acho que vocês devem estar por dentro das discussões que estão rolando entre o Ministério do Planejamento e o IBGE, sobre a Política Nacional da Geoinformação (PNGeo)… Se não, é bom ficar ligado, pois temos uma excelente oportunidade, enquanto comunidade, de participar da construção dessas políticas para a nossa área, de uma forma bastante ativa, como já demonstrado em casos semelhantes no redundante “Lá vem todo mundo: o poder de organizar sem organizações”.

Segundo o pessoal da MundoGEO, que tem uma rede de relacionamentos bem ampla, as discussões estão indo bem, mas ainda não temos uma versão para lermos. Sendo assim, é fundamental que criemos esse capital social para que a Política Nacional da Geoinformação venha a ser um sucesso, mesmo como primeiro passo e possa envolver mais os setores da sociedade.

Concordo com os amigos do LabGIS e da MundoGEO em solicitar que a CONCAR assuma seu papel institucional histórico, fortaleça a transparência e forneça uma posição atualizada sobre a PNGeo, inclusive sobre o seu conteúdo atual, e que flexibilize seus espaços de debate convidando diversas instituições públicas e privadas para a discussão desse projeto, que não é só importante, mas fundamental para o país.

Hoje estamos com um grupo no Facebook, que está meio parado, mas que acredito ser um excelente canal de comunicação para trocarmos ideias e formarmos um concesso, porém isso só será possível com o lançamento de um primeiro documento sobre a PNGeo, para que iniciemos as discussões de forma mais direta. O que podemos adiantar é o interesse da comunidade em discutir esse tópico, lendo os primeiros decretos da cartografia, a legislação cartográfica, e as normas técnicas, que podem ser encontrados nos sites do Planalto ou da INDE.

Assim, você já pode ir discutindo com seus colegas, em seus cursos, palestras, blogs e outros. Para que quando o canal se abra, já estejamos maduros para o processo. Algumas webinars também estão previstas, participe! E sempre que tratar desse tema nas redes sociais, não esqueça de colocar a hashtag #GEO21.

Anúncios

Responses

  1. Olá caros,
    O José Augusto Sapienza Ramos, indicou o site do evento “Geotecnologias na Gestão Pública” que tem algumas boas palestras sobre o tema abordado no post. Segue o link
    http://www.ggp.uerj.br/2015/downloads/

    Obrigado ao José Augusto!

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: