Publicado por: sadeckgeo | janeiro 24, 2016

Iniciação à Análise Geoespacial – DICA

Dica_Livro1

Queria comentar com você duas coisas que sempre quis fazer, mas nunca tive coragem nem disposição… Que eram, fazer vídeos sobre Geotecnologias e a segunda era criar um poste sobre as funções mais usadas em análise espacial. A primeira por conta de infraestrutura e vergonha e a segunda por preguiça mesmo.

Esse ano eu tinha pensado em juntar as duas coisas criando um vídeo onde poderia falar de um livro que fez o que eu queria fazer e que me foi apresentado por um de nossos leitores (Reurysson Morais), que é o livro “Iniciação à Análise Geoespacial: teoria, técnicas e exemplos para geoprocessamento”.

Só que fique na preguiça e não fiz… E ai recentemente o amigo Murilo Cardoso (Ver Blog) colocou em prática a ideia… Como alguém um dia falou “Quando você pensa que está pensando em algo novo, alguém já pensou antes” e já colocou em prática! O projeto ficou muito bom com um formato bem legal e eu espero que o Murilo faça muitos outros vlogs pra gente, pois esse contato visual com a comunidade é fundamental e se enquadra na nova ordem da mídia seja ela, a ordem, qual for.

Sendo assim, me restou falar do livro em post textual mesmo. Tive conhecimento do livro no meio de junho de 2015 e logo comprei, já que a indicação foi muito bem feita. Passei o resto do ano todo estudando esse livro e até agora ainda estou indo e voltando e anotando e riscando e pesquisando ele, pois ele não é um livro para ler apenas e sim para estudar.

O livro está dividido em 7 capítulos, indo desde os princípios básicos de estatística até questões de modelagem, e não pense que as coisas são superficiais, apesar de ser uma iniciação, o livro discute muito bem as questões matemáticas por trás dos processos de análise e as metodologias empregadas para diversos tipos de projetos. O custo da obra está entre R$ 37 a 62 + frete.

Veja descrição dos capítulos 

Vale muito a pena comprar e passar boas horas estudando os assuntos propostos, pois são coisas do nosso dia-a-dia que fazemos de forma automática e que muitas vezes nem sabemos o porquê daquilo. Um ponto bem lembrado pelo autor, é que essas formas de análise foram criadas fora do ambiente SIG (no estado da arte) e podem ser empregadas de diversas formas.

O livro é editado pela editora UNESP, que tem se mostrado como uma referência em divulgação científica e está sempre inovando nesse campo conforme a nossa sociedade se constrói. Uma critica geral sobre as edições de livros acadêmicos, é que não colocam as figuras coloridas dentro dos textos, deixando-as no fim da publicação…

Tentamos contato com o autor LD. Marcos César Ferreira, para saber um pouco mais sobre o livro, mas não obtivemos resposta. Ficamos devendo essa para vocês!

O Prof LD Marcos César é Bacharel em Geografia, Mestre em Sensoriamento Remoto, Doutor em Geografia Física e possui o titulo de Livre-Docente. Hoje está como Professor Associado MS-5.2 nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da UNICAMP. O professor tem ajudado a formar muita gente em nossa área. Ele também é líder do grupo de pesquisa sobre Métodos Avançados de Análise Geoespacial  que tem apresentado excelentes publicações.

Se você já leu esse livro e quiser comentar conosco, fique a vontade!


Respostas

  1. Muito legal a dica! Eu não conhecia o livro e já encomendei o meu. Por fim, obrigado pela gentil citação ao meu blog e ao meu canal.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Obrigado pela dica! Também não conhecia o livro, fiquei curioso e já encomendei um exemplar.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pode crê! Tenho certeza que vai gostar bastante.

    Curtir


Deixe um comentário

Categorias