Publicado por: sadeckgeo | setembro 11, 2015

TerraView 5 – vida longa e próspera

TerraView_5

Fala povo geo,

É com grande prazer que venho anunciar a saída do TerraView 5.0… Na verdade o projeto já está online a alguns meses e em pleno desenvolvimento pela equipe. Como a TerraLIB foi toda reestruturada, o TerraView 5 é um novo software desde o código até a interface e vocês já tinham visto isso nos comentários dos colegas que vinham fazendo cursos com os instrutores do INPE.

O TerraView 5 ficou assim na sua interface básica após a instalação, porém ele é todo customizável e você mesmo pode criar as suas barras com as ferramentas que mais usa ou por afinidade de teórica:

TerraView 5 - 01

O sistema agora não tem obrigatoriedade de criação de um Banco de Dados a pesar de ainda podermos usar e a integração está muito mais rápida tanto para recuperar dados do BD quanto para armazenar e processar nele. Isso se deve à nova conceituação da biblioteca. Ele também apresenta novos (ou melhoradas versões) das funções para conversão de dados e troca de dados, além de processamento de dados vetoriais e matriciais. Outro ponto que ficou mais dinâmico foi a integração com plugins. Espero que agora tenhamos mais ferramentas sendo criadas para ele, pois a historinha de que “é muito burocrático!” acabou.

Tenho usado ele já a algum tempo e tenho gostado das ferramentas de PDI, no entanto, ainda faltam muitas a serem terminadas e implementadas, o editor cartográfico está mais intuitivo, as funções de geo estão com o objetivo direto… Ainda não tive a oportunidade de testar a ferramenta de edição vetorial, pois o plugin ainda não foi liberado. Vejo que o projeto TerraLIB / TerraView 5 estão em um caminho excelente e darão bons frutos. Como a biblioteca foi toda reescrita, em breve teremos os outros softwares já conhecidos como TerraAmazon, TerraHidro e demais passando para a versão 5 também ou sendo integrados como plugins quando possível.

Lembro que o software ainda está em desenvolvimento e vai estar sempre, logo é imprescindível que você colabore com o report de bugs, com sugestões de ferramentas e até mesmo com a criação de plugins e outros. Isso pode ser feito pelo email (terralib-community@dpi.inpe.br). Lembre-se esse software é nosso, vamos fazê-lo crescer!

Para baixar o software é só acessar o site: (http://www.dpi.inpe.br/terralib5/wiki/doku.php?id=start)

Algumas telas.

TerraView 5 - 02

TerraView 5 - 03

TerraView 5 - 04

Se você já usava o TerraView 4.x e agora está usando ou vai começar a testar o 5.x, comente conosco suas impressões sobre essa nova versão.

Não esqueça de dar a nota para a postagem nas estrelas, se gostou de um like e compartilhe por suas redes sociais aqui em baixo.

Até mais.

Anúncios

Responses

  1. Fico feliz com o lançamento da nova versão do terraview. Não sei se fui o único, mas também sempre tive dificuldades em entender a interface do programa. Senpre tive a mesma dificuldade em relação ao SPRING. Me considero um usuário básico em relação a qualquer sig. O pouco que sei aprendi foi lendo aqui e ali, inclusive aqui neste blog. Até pouco tempo atrás tive um blog. Tirei do ar. Mais erros do que acertos. Desisti de tentar escrever sobre algo que não sei. No mais sei do esforço em desenvolver um sig genuinamente brasileiro, o que muito nos orgulha. Sou um dos que sempre achou o TerraView “muito burocrático”, se comparado a outros de manuseio mais simples a usuários básicos, como eu. Certamente pelas nossas limitações sobre o tema. Ademais, não vejo como depreciativo o termo “burocrático”, a ponto de causar tanta indignação por parte de alguns. Nunca pensei que uma simples opinião chegaria ao ponto se ser motivo de piada, cinismo, ironia ou coisa do tipo. Aproveito para me desculpar se o termo “burocrático” lhe pareceu tão ofensivo. Esperava, humildemente, estar contribuindo com o debate, mas sempre de forma respeitosa. Nunca procurei ridicularizar o que ou a quem… Mas vez por outra tenho que ler, de forma irônica um comentário que fiz – provavelmente não tenha sido o único, e nem lembro onde ou quando, mas que sempre volta quando o tema vem a tona. Por outro lado eis o TerraView, menos burocrático. Muito mais pelo processo evolutivo próprio do que por da opinião de mais um usuário, dentre tantos outros. No mais, parabéns aos desenvolvedores pelo trabalho. Como uso linux lubuntu 15.04, vou aguardar pelo instalador correspondente. Até breve.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá José Carlos,

      Infelizmente esse não era um comentário só seu, vi mutas pessoas usando o termo burocrático para SPRING e TerraView, logo não leve isso como uma ironia só pra você, até mesmo porque não me lembro de tê-lo visto falando disso. Além do mais, você realmente é um usuário que muitas vezes me fez pensar e ir em busca da procedimentos no TerraView, como foi o caso da ligação do TabWin com ele e outras coisas mais, e continua, pois agora quando voltar ao Brasil, colocarei na reunião essa opção de instalação no lubuntu.
      Sendo assim, tenho a certeza que você vai usa-lo e gostaria de ouvir/ler suas impressões sobre ele, pois é isso que nos faz andar para frente… agora ele tem as duas opções com burocracia e sem. rsrsr

      Um abraço.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Com certeza o usarei, e deixarei as minhas impressões, burocraticamente ou não. Um abraço e obrigado pelo retorno.

    Curtido por 1 pessoa

  3. P.S. O Lubuntu, como você deve saber, baseia-se no Ubuntu, cujos pacotes de instalação são .deb. Tem um pacote .deb do TV 4.2, mas que não instala no Lubuntu nem com penitência. Coisa pra programador, o que eu não sou. Por isso, imploro aos desenvolvedores que desenvolvam um pacote .deb compatível com 15.04 ou acima. pois o 15.10 já está aí. Um pacote .deb de fácil instalação iria de encontro a proposta de substituição de softwares proprietários na escola, na academia, na administração pública, etc. Até breve.

    Curtido por 1 pessoa

    • Ok! Anotada a sugestão, vou colocar isso em reunião e ver o que consigo.

      Obrigado por colaborar e mais uma vez não se sinta mal com o comentário, acho que isso faz parte da construção.

      Um abraço.

      Curtir

  4. […] SG: Com a implementação da TerraLIB 5 o que muda no LuccME? Será que poderíamos tê-lo como um plugin do TerraView? […]

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: