Publicado por: cesargdiniz | fevereiro 6, 2015

Count Overlapping Polygons – ArcGIS

Count_pol

Prezados

Recentemente tivemos uma explosão na disponibilidade de dados orbitais gratuitos com o lançamento do Landsat 8. Não obstante, teremos acesso gratuito aos dados do satélite chinês-brasileiro CBERS-4 e da família de satélites Sentinel, desenvolvido pela ESA (Agencia Espacial Europeia). Maiores informações sobre cada qual estão disponíveis em:

http://www.cbers.inpe.br/

http://www.esa.int/Our_Activities/Observing_the_Earth/Copernicus/Overview4/

Quanto maior é o numero de observações disponíveis, maior a possibilidade de sobreposição de dados. Seja no mundo vetorial (Polígonos) ou no mundo matricial (Imagens), conhecer a quantidade de dados que se sobrepõem é uma pergunta importante na área espacial. Neste post veremos como contar sobreposições vetoriais.

Imaginemos que você mapeie um fenômeno, repetidas vezes, em diferentes períodos, mas sobre uma mesma área. Neste contexto, estará criado o cenário para existência de sobreposições.

No caso sobreposições vetoriais, a maneira que julgo ser a mais fácil de identifica-las e contá-las, é de pelo método “Spaghetti and Meatballs”. Este método foi desenvolvido em ArcGis por Dale Honeycutt.

(http://blogs.esri.com/esri/arcgis/2012/11/13/spaghetti_and_meatballs/).

Primeiramente, faça o download do plug-in Count Overlapping Polygons.

É necessário que os polígonos sobrepostos estejam alocados em arquivo único. Se estiverem em separado, favor proceder ao Merge de todos os envolvidos. No exemplo a baixo, 290 shapefiles foram agregados em único arquivo vetorial:

Merge

Feito isto, basta executarmos o plug-in Count Overlapping Polygons. Por tratar-se de um plug-in externo, esta ferramenta deve ser primeiramente incorporada a ArcToolbox. Para tal, clique com o botão direito na árvore de toolbox e selecione Add Toolbox. Navegue até o local onde armazenou a ferramenta Count Overlapping Polygons e carregue a mesma. Veja a figura a baixo:

ScreenShot329s

 Depois de adicionada, execute a ferramenta:

ScreenShot330

Em Input Features, escolha o arquivo que deseja contar sobreposições. Em output, escolha um local e nome para o arquivo a ser gerado. Aguarde até final da operação. Seu novo arquivo conterá uma coluna na tabela de atributos denominada Join_Count:

ScreenShot331

Esta Coluna informa a quantidade de sobreposições na área selecionada. Pronto, utilizando esta coluna para categorizar seu mapa, teremos algo como isto aqui:

Splited_Count

Espero que o post ajude…

Um abraço e até mais!!!

Anúncios

Responses

  1. Olá! E para eliminar essa sobreposição, no caso de APP de declividade que sobreposta a APP de altitude, p. ex. evitando que área de APP seja superestimada. A alternativa que conheço seria o “erase”… tem outra opção? Grata!

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: