Publicado por: cesargdiniz | junho 15, 2014

Criar Hyperlink de fotos no Global Mapper e ArcGIS


GPS_CH

Prezados…
Após longo tempo sem postagens no blog, resolvi escrever um post curto e prático sobre Câmeras, GPS e utilização de seus dados…
Com o fim do período chuvoso na Amazônia aproximando-se, cresce o número de trabalhos de campo para validação ou levantamento de dados in situ. Conjuntamente, crescem as dúvidas sobre como coletar e processar as fotos de câmeras com GPS embutidos.
De maneira geral, cada fabricante de câmeras GPS vende conjuntamente hardware e software (Sony, RICHO e outras), informando ao comprador que o software vendido serve basicamente para descarregar e fazer uso pleno das informações de sua câmera. Esta informação é verdadeira, mas muitos usuários entendem a mesma como obrigatoriedade, guardando consigo o CD/DVD/USB do software a sete chaves e estressando-se ao perderem o mesmo.
Apresentarei para vocês uma alternativa simples de utilização de suas fotos de campo e o posterior “link” das mesmas a sua referida posição geográfica. Usaremos para tal, Global Mapper e ArcGIS , mas outras combinações são possíveis. Serão basicamente 4 passos.
Grafico_gps_ch

1 – Descarregue as fotos para o HD, via cabo USB ligado diretamente a câmera ou simplesmente retire o cartão de memória e insira no leitor de cartão do seu PC.

As fotos descarregadas terão embutidas em suas propriedades as informações geográficas referentes ao seu posicionamento na superfície terrestre. Para visualizar estas informações, abre o Windows Explorer, clique com o botão direito na imagem desejada, vá a Propriedades e troque para aba Detalhes. Exemplo:

GPS_CH_F

2 – Depois de descarregadas, abra todas as fotos no Global Mapper. Para tal vá ao menu File, e em seguida Open Data File(s). Selecione todas as fotos e mande abrir.

GPS_CH_GM

Note que todas as fotos já estão posicionadas de acordo com as coordenadas geográficas das mesmas. 

GPS_CH_CO

3 – Resta-nos apenas exportar este dado sob a forma de vetor.  Vamos então a File, Export e em seguida Export Vector Format, escolheremos Shapefile como formato vetorial.

GPS_CH_TE

Marque a opção Export Point, de um nome e salve o dado na pasta que achar adequada.

GPS_CH_SHP

GPS_CH_S

4 – Feito isto basta abrirmos o dado em um software GIS e indicar a coluna que fará o link de fotos, aqui usaremos o ArcGIS. Abra seu vetor no ArcMap, clique com o botão direito no Layer e Open Attribute Table.

GPS_CH_F

Verificamos então que a coluna IMAGE_LINK é responsável por armazenar o local do arquivo no seu HD. De posse desta informação, clique com o botão direito sobre o Layer e vá a Propriedades¸ troque para a aba Display e marque a opção Support Hyperlinks using field, escolha o campo IMAGE_LINK. Pronto, todas as imagens estão agora “linkadas”, para visualiza-las clique no ícone de Hyperlink (GPS_HL) da barra de ferramentas do ArcMap…e depois de um clique sobre o ponto desejado.

GPS_CH_Fo

Espero ter ajudado com este simples tutorial, mas que apesar de simples, é extremamente útil ao retornarmos de campo.


Responses

  1. Sempre cheio de informações uteis. Saudades suas meu amigo Sadeck.

    Curtido por 1 pessoa

    • Fala Cesar,

      Como andam as coisas? Tá sumidão!!!

      Um abraço.

      Curtir

  2. Muito bom! Fiz uma pesquisa de campo recentemente, mas não tenho câmera com GPS. Seria ideal.

    Curtido por 1 pessoa

    • Então Jocilene,

      Tem como fazer uma brincadeira entre a câmera normal e o GPS de navegação, para que suas fotos fiquem georreferenciadas… Vou ver o que posso fazer para colocar esse tuts aqui no blog.

      Um abraço e obrigado pelo comentário.

      Curtir

      • Pra isso tenho utilizado o GPicSync (Automatically geocode pictures from your camera and a GPS track log). Tem dado um pouco de problemas nas ultimas versões, mas ele é bem simples e confiável. Bom até para quem não sincroniza a hora da camera com o GPS, é só tirar uma foto da tela do gps que mostre a hora, antes de começar (ou depois) e entrar os dois horários no gpicsync que ele ajusta a diferença nas fotos.

        Curtido por 1 pessoa

      • Obrigado Decio pela contribuição.

        Se quiser fazer o tutorial do GPicSync e postar aqui no blog com sua autoria, fique a vontade.

        Um abraço.

        Curtir

  3. Fala Sadeck!!! Muito bom esse esquema…

    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: