A Análise Espacial pode ser feita de diversas formas e quando se trata de estudos de paisagem nas suas mais variadas concepções, uma das abordagens de grande aplicabilidade é o uso das métricas feitas sob a Ecologia de Paisagens, que faz uso da matemática (estatística) para interpretar um ambiente em busca de padrões da paisagem.
Para ficar por dentro do assunto tem um texto bem antigo (2001) do profº Jean Paul Metzger que serve de introdução para a temática. O Titulo é “O que é ecologia de paisagens?”.
Para se trabalhar com as métricas é preciso entender o padrão da paisagem, que visa desvendar as origens ou os mecanismos causais para sua formação. Os básicos são: Fragmentos ou Manchas, Matriz e Corredores. No livro Landscape Ecology in Theory and Practice você encontra uma boa base para estudos na área.
Como esse tipo de estudo tem sido muito cogitado, um grupo do INPE resolveu desenvolver um plugin chamado GeoDMA para o TerraView, para que pudéssemos aplicar as métricas de paisagem e fazer estudos na área com uma ferramenta nacional, dando oportunidade de desenvolvimento nas duas áreas (software e Ecologia de paisagens).
Então fizemos um vídeo para mostrar como calcular as métricas pelo plugin GeoDMA e exportar a tabela para ser interpretada fora. Espero que ajude no desenvolvimento do seu trabalho e também da ferramenta. Em outro vídeo mostraremos como fazer a análise gráfica e cartográfica por dentro dele mesmo.
Para quem está entrando na área, outro aplicativo, o FRAGSTATS, é muito usado e tem uma ótima documentação (help) e foi desenvolvido em uma aula do INPE um material muito bacana sobre ele pelo colega Carlos Volotão. Que você pode baixar aqui!
Para complementar o poste aqui vai um apresentação sobre um artigo que explora bem as questões de softwares proprietários e livres para as questões de métricas.
Alguns links interessantes:
http://ecologia.ib.usp.br/lepac/
http://www.conservacao.unb.br/
https://sites.google.com/site/lecopaiufrgs/Home
http://www.ipe.org.br/curso-de-ecologia-de-paisagem-aplicada-a-diagnosticos-ambientais
Olá alguém poderia me ajudar??? Sabe como faço para fazer o que está em vermelho no Vídeo para depois fazer as métricas???? Obrigado
CurtirCurtir
By: Guilherme de T. Figueiredo on março 28, 2014
at 4:16 pm
Olá Guilherme,
O que aparece em vermelho é um recorte do PRODES (http://www.obt.inpe.br/prodes/index.php) você pode baixar esse dado para a sua área.
T +
CurtirCurtir
By: sadeckgeo on abril 14, 2014
at 7:48 pm
Mas parece que é só na Amazônia. Ou tem como fazer isso para o estado do paraná por exemplo???
CurtirCurtir
By: Guilherme de T. Figueiredo on abril 24, 2014
at 11:12 am
Oi Guilherme,
Então, a metodologia pode ser replicada para qualquer área vc só terá que se preocupar com a escala de mapeamento, dados do sensor que está usando, procedimentos metodológicos de edição e classificação de imagens… ai é só aplicar as métricas.
Um abraço.
CurtirCurtir
By: sadeckgeo on abril 24, 2014
at 11:35 am
Olá, você citou um material sobre Fragstat feito pelo Carlos Volotão, mas o link do INPE não está mais disponível. Há uma outra forma de eu obter esse material? Obrigada!
CurtirCurtir
By: Ma on setembro 26, 2014
at 8:51 am
Olá Ma,
Realmente o link está quebrado pois a DPI está modificando alguns ambientes dos sites… Eu tenho esse material e posso lhe passar… Envie um email para mim em luissadeck_w@yahoo.com.br que lhe passo.
Logo colocarei o link de volta ativo.
Um abraço
CurtirCurtir
By: sadeckgeo on setembro 26, 2014
at 9:08 am
O link já está ativo novamente! Aproveitem!
CurtirCurtir
By: sadeckgeo on outubro 24, 2014
at 12:22 am