Publicado por: sadeckgeo | setembro 22, 2013

Fechando buracos em polígonos – ArcGIS

Hole

Após o processo de classificação, se você não aplica nenhum tipo de filtro para agregar áreas menores classificadas de forma “errada” ou para fechamento de buracos (Hole), ao fim do processamento, após gerar o polígono, ficaram muitas áreas sem informação. Por vezes o que lhe interessa é realmente a área maior da classe, um polígono generalista.

Esse foi o problema que o amigo Eliseu Pessoa teve com sua classificação, então ele entrou em contato para ver como poderíamos resolver o problema. É importante lembrar que existem vários métodos para solução desse tipo de problema e dependendo do software que usa pode ser mais fácil ou não.

Essa foi a pergunta: “A questão é a seguinte, eu tenho a classificação em SHP. de todos os fragmentos de mata atlântica do estado de Pernambuco, só que dentro dos polígonos fica varias aberturas (provavelmente clareiras na mata), isso diminui a área do fragmento… Eu preciso fechar essas aberturas! Como eu faço isso???”

Então fizemos esse vídeo para ajuda-lo.

 

Gostou!? Inscreva-se em nosso canal do youtube.

Tem dúvidas, sugestões, reclamações ou outras coisas que queira compartilhar conosco?! Fique à vontade para comentar.

Links relacionados:

Classificação Supervisionada – ArcGIS 9.3

Reclassify – ArcGIS9.3

Split By Attribute ET GeoWizard – ArcGIS 9.3

Classificação não-supervisionada ArcGIS 9.2

Clean Overlap – EtGeoTools

Corte polígono por drenagem


Respostas

  1. Excelente aporte!!, ya se extrañaba estos tutoriales, gracias Luis…

    Curtir

    • Obrigado pela participação Armando, espero poder ficar mais presente no blog.

      Curtir

  2. Sadeck,

    vale também destacar a ferramenta Eliminate pra quem puder usar…

    Att,
    Lucas Muratori

    Curtir

    • Isso ai Lucas,

      Obrigado pela lembrança / dica. O Eliminate é uma mão na roda!

      Obrigado!

      Curtir

  3. Parabéns pelo trabalho, excelente, por acaso eu estou realizando alguns cursos de Geografia Ensino Médio pela FGV, online, aparece o endereço do blog Geo rural e achei o seu também. Divulguei para galera no Facebook.

    Sucesso pela iniciativa e ate.

    Willian Santos

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigado pelo apoio Willian!
      Precisando estamos por aqui.
      Um abraço.

      Curtir

  4. Sou nova no uso do Arcgis e não consegui eliminar os buracos no meu polígono. Pelo que vi, o erro acontece na hora da edição. Quando o polígono é selecionado no seu vídeo, automaticamente acontece algo que faz a imagem do fundo desaparecer e só os buracos ficam ‘coloridos’.
    No meu, quando eu seleciono, nada disso acontece… não sei o que é, mas por isso o restante do procedimento não funciona.
    Sabe me dizer o que pode ser???
    Muuito obrigada

    Curtir

    • Oi Amanda,

      Quando o polígono é selecionado o próximo passo é fazer o DELETE no teclado do polígono maior ficando assim só os polígonos de dentro ou os “buracos”… Ai é só seguir o restante.

      T+

      Curtir

      • Olá!! muito boa suas dicas. Excelente ajuda! tenho uma dúvida.
        Eu gerei alguns polígonos no arcgis e gostaria de calcular a área de sobreposição entre eles. Tem alguma ferramenta do próprio Arcgis que faz isso? Poderia utilizar um outro software, mas daí eu iria precisar das coordenadas de todos os polígonos e eu também não sei se o Arcgis gera esse dado.
        Muito obrigada!

        Curtir

  5. Oi Amanda,

    Existem várias formas de fazer… Uma que é bem simples é a por operações espaciais você pode fazer um Identity e calcular a área

    T+

    Curtir

  6. Boa noite!
    Sei que a resposta será simples, mas… Tenho uma área que está dentro de outra e preciso retira-la, ou seja, preciso deixar um shape com apenas a área externa, excluída a interna, ou seja, preciso deixar o buraco onde antes era o polígono interno. Como falo isso? tem um tutorial?

    Curtir

    • AMIGGO TBM TENHO A MESMA DUVIDA.

      Curtir

      • Oi,
        procurem pela ferramenta Erase.
        Caso voces não tenham acesso a ela, tentem editar a camada, explodindo as partes e, em modo de edição, deletem a parte interna.

        Abraços,
        lucas

        Curtir

      • Obrigado!

        Curtir

  7. Estou com um problema de fechamento dos polígonos de uma maciço arbóreo que fiz da cidade, fiz varia coisas mais ainda não consegui achar o problema, alguém poderia me ajudar na solução deste problema ?

    Curtir

    • Welliton, explique melhor o que está acontecendo… vá direto ao ponto.

      Curtir

  8. Olá, fiz uso e ocupação de uma área, e agora tenho os espaços vazios entre os polígonos ( eu mesmo fiz os polígonos, e sobraram alguns espacinhos q nao consigo fazer a mao pois aárea é muito grande) tetei pelo método do vídeo e não deu certo. gostaria de saber se existe algum método mais “geral” que junte todos os limites entre os polígonos e tampe os buracos. obrigada

    Curtido por 1 pessoa


Deixe um comentário

Categorias