Publicado por: osvaldojrp | novembro 20, 2012

Calibração radiométrica de imagens Landsat no ArcGis 10.1

Olá amigos do Blog!

Acompanhando as postagens e comentários por aqui tenho percebido a grande necessidade dos usuários por ferramentas de calibração radiométrica de imagens orbitais. A alguns meses eu havia postado um Script para executar essa tarefa, porém, tal função não se aplica as versões 10 e 10.1 do SIG ArcGis. Sendo assim espero que este novo tutorial ajude os usuários a executar a calibração de imagens de forma mais simples e automatizada. Tomei como base imagens do satélite Landsat 7 (sensor ETM+). Qualquer dúvida postem nos comentários.


Respostas

  1. Saudade da atividade deste blog. Ele andava meio parado, mas sempre continuo sendo uma fonte de consulta.

    Obrigao Sadeck!!

    Curtir

  2. […] Calibração radiométrica de imagens Landsat no #ArcGis 10.1 http://t.co/uldaalV2…  […]

    Curtir

  3. Olá gostaria de saber como posso utilizando o ArcGis 9.3 transformar shape (ou raster) num arquivo binário pois preciso utilizar este no software GRADIS.

    Att

    Mauricio.

    Curtir

  4. Olá, quando vou realizar a correção (1º Passo, Radiância) atm por meio do toolbox, é relatado o seguinte erro:

    ERROR 000576: Script associated with this tool does not exist.
    Failed to execute (Radiancia).
    Failed at Mon Mar 25 00:23:22 2013 (Elapsed Time: 0,00 seconds).

    Curtir

  5. Resolvido problema do comentário anterior.

    Curtir

    • Raphael, compartilhe a solução do seu problema!

      Curtir

  6. Parabéns pelo tutorial, muito útil!

    Na minha versão (10.1) não aparece a aba “functions” na janela de propriedades. É preciso baixar alguma extensão? Instalei a “normalização de imagens Landsat”, funciona de forma semelhante?

    Grato!!

    Curtir

    • Maurílio.
      Existe uma opção que pode ser aplicada pela interface Image Analysis.
      Vá na bassa superior do ArcGis em Windows e abra a aba Image Analysis. Escolha a banda que quer calibrar e clique no símbolo da função.

      Curtir

  7. Olá! Ótimas dicas! Porém estou com uma dificuldade,,, Quando adiciono o arquivo txt dos metadados, o arcgis o abre como um arquivo de texto normal… O programa não está conseguindo abrir ele como o MTL que contém info sobre as bandas etc… Tem solução? Estou usando o arcgis 10.1

    Obrigado!

    Curtir

  8. Olá Bruno. Algumas cenas, sobretudo do Landsat 5, não tem o arquivo MTL mas isso não impede de operar a ferramenta de calibração. Mas nesse caso deve-se adicionar banda por banda e corrigi-las. Sempre que possível ao baixar as imagens Landsat utilize com o nível de processamento L1G que já são georreferenciadas, ortorretificadas (L1Gt), registradas e registrada os sistema de projeção WGS 84. Tais cenas terão o arquivo MTL.

    Curtir

    • Obrigado pela resposta Osvaldo. Já estou usando imagens do Landsat 8, que possuem o arquivo MTL. Mas pelo que consegui encontrar na internet, o suporte nativo ao MTL do landsat 8 só chegará ao arcgis na próxima versão, a 10.2. Até lá todo o ajuste radiométrico deve ser feito manualmente, inserindo-se todos os valores relativos a altura do satélite, do sol, etc.

      Curtir

  9. Raphael, compartilhe a solução de seu problema, ele pode ser o problema de outros também!

    Curtir

  10. Olá Sadeck
    Voce tem algum material ou tutorial sobre construção de biblioteca espectral?

    Abraços

    Curtir

  11. Estou com a versão 10.2 do ArcGis e mesmo assim não consigo abrir o arquivo MTL. O que devo fazer?

    Curtir

  12. Também estou usando a versão 10.2 e o arquivo mtl nao abre, aparece a msg Invalid raster dataset. Estou fazendo o procedimento do tutorial do P. Digital ArcGIS: Rescale em Batch, Composição Colorida RGB e Fusão de Imagens Landsat-8; mas acredito que tenho que corrigir antes, certo? Meu mapa será pra uso e ocupação do solo. Grato

    Curtir

  13. Depois, “fazer a divisao dos valores por 255” quer dizer bx/255, ou qual é a fórmula aritmética?. Obrigado.

    Curtir

    • Ana,

      Isso é só um reescalonamento, pois seus dados, após a correção, serão apresentados 0 a 255 normalmente, mas alguns estudo precisam dos dados em números reais. Caso o seu estudo necessite dos valores de reflectância aparente ai você deve escolher a opção 32 Bits Unsigned se não, não precisa fazer isso.

      Até mais!

      Curtir

  14. Olá, bom dia!
    Eu fiz as correções para radiância e depois fiz o rescale das imagens para 8 bits Unsigned. Para transformar as imagens em reflectância de superfície, devo usar as imagens radiância sem rescale?

    Curtir

  15. Esse servidor 4shared é uma bosta! Poderia trocar…

    Curtir


Deixe um comentário

Categorias