Publicado por: sadeckgeo | maio 10, 2012

Delimitação de microbacias e Hierarquia de rios – TerraView

Esse post tem suporte em outras duas postagens aqui do blog que podem ser acessadas nos links a baixo: 

Extração de Drenagem – TerraView

Delimitação de Bacia – TerraView

Esse conjunto de postes sobre alguns procedimentos dos mapeamentos hidrológicos foram possíveis pelo desenvolvimento do plugin TerraHIDRO para o software TerraView, ambos foram escritos fazendo uso da biblioteca TerraLIB do INPE, que é uma poderosa biblioteca e está ficando ainda melhor na sua versão em conformidade com a OGC. Segundo comentários sobre a versão 5 da TerraLIB, os algoritmos estão sendo melhorados e algumas funcionalidades, que para alguns usuários deixava os aplicativos muito burocráticos, estão sendo retiradas, deixando assim o modelo conceitual da TerraLIB muito mais enxuto. 

Nos outros vídeos você já ficou sabendo como obter a drenagem partindo de uma imagem SRTM e como criar o limite da bacia indicando uma localização por ponto. Agora você verá como inserir a hierarquia nesses rios que foram extraídos e como criar as microbacias dentro da bacia maior que você identificou.


Respostas

  1. Belo tutorial. Essencial para realizações de análises espaciais.

    Curtir

  2. Parabéns pela iniciativa. Gostaria de saber como exportar o perímetro desta delimitação (para processamento no spring) e, se é possivel sobrepor uma shapefile importado sob a rede de drenagem gerada.

    Agradeço sua atenção e aguardo resposta.

    Curtir

  3. Caro Felipe,

    Você pode tirar do TerraView em formato de Imagem (TIFF ou SPR) ou de Vetor (SHP). Se for por imagem é só ir ao plugin de PDI e aplicar o Raster remap e aplicar as configurações de saída para arquivo. Se for por vetor, você pode na própria interface do TerraHIDRO vetorizar o seu limite e depois é só exporta-lo pelo menu File > Vectorial Exporting.

    Se seus vetores estiverem com o mesmo sistema de projeção você não terá problemas com essa prática de sobreposição de vetores.

    Qualquer duvida estou por aqui.

    Um abraço.

    Curtir

  4. OLá,

    existe alguma maneira de extrair a hierarquia dos rios de um SHAPEFILE, ou seja, sem o DEM? Eu encontrei uma toolbox do arc mas ela não está funcionando direito no arc10. Vocês sabem me dizer se o terraview tem essa opção de hierarquia com base em um vector file?

    Obrigada e excelente tutorial, parabens!

    Curtir

    • Olá Tatiana,
      Se vc já tem o Shapefile de drenagem e quer só hierarquizá-los é melhor verificar uma alternativa mais automática, pois hoje o TerraView ainda não faz isso… Vc precisaria da imagem LDD para extrair essa informação.
      Qualquer coisa estou por aqui.
      Um abraço.

      Curtir

  5. Como faço esse procedimento no ArcGis 10.1? Estou em dúvida com relação a quais arquivos devo utilizar no processo. É o Flow Direction e o Con?

    Obrigada!

    Curtir


Deixe um comentário

Categorias