Publicado por: sadeckgeo | outubro 9, 2011

Classificação Orientada a Objeto – OBIA – ENVI

O amigo Marcos Carvalho (@_marcuscarvalho) solicitou a algum tempo, mais material sobre as classificações do ENVI, e nesse pedido também veio a classificação por objeto, mais conhecida como segmentação de imagens.

O ENVI, a algumas versões tirou do seu modulo básico a ferramenta Feature Extraction, que é responsável pela aplicação das técnicas de segmentação e criou o já famoso ENVI EX.

Esse módulo foi desenvolvido pensando-se principalmente em imagens de alta resolução, o que não significa dizer que ele exclui imagens de média e baixa resolução ou imagens de radar, sendo um algoritmo que nos dá agilidade no tempo de processamento, deixando mais tempo para pensar nos resultados.

Pensar nos resultados usando essa ferramenta é muito mais simples, pois ela possibilita a visualização de como ficaram seus dados antes mesmo de você terminar a configuração dos parâmetros, possibilitando com que sejam alterados para um melhor resultado.

Como você pode ver, essa é mais uma daquelas ferramentas do ENVI que poderíamos abrir um blog só para falar dela. Ou seja, no vídeo dessa postagem mostraremos como fazer os procedimentos básicos dela, e aguardaremos as duvidas e/ou sugestões para podermos ir criando novas postagens.

Veja o vídeo e não deixe de comentar.

Links relacionados:

Classificação por Regra – Segmentação Orientada ao Objeto

Classificação Orientada a Objeto (considerações)

Classificação

Correção Atmosférica FLAASH – ENVI

Classificação Supervisionada (Maximum Likelihood)

ENVI 4.7 EX


Respostas

  1. […] Clasificación Orientada a Objetos en ENVI Ex. […]

    Curtir

  2. Qual a extensão dos ficheiros que abre no ENVI EX? Estou a tentar carregar ECW e não me permite…

    Curtir

    • Ele abre arquivos:

      Txt / tiff / tif / ntf / jpg / sid / shp / evf / nitf / xml / met / lyr / hdr / adf / dim / img / jp2 / j2k / dt0 / dt1 / dt2 / anz / ann

      O formato ecw da ERDAS ainda não é suportado pelo ENVI EX, mas acredito que em breve ele estará disponível… Ainda não vi como está a versão 4.8 do EX.

      Até mais.

      Curtir

  3. […] relacionados: https://geotecnologias.wordpress.com/2011/10/09/classificacao-orientada-a-objeto-obia-envi/ […]

    Curtir

  4. […] Se quiser entender um pouco mais sobre o assunto, eu recomendo os posts:classificacao-orientada-a-objeto-obia-enviclassificacao-orientada-a-objeto-consideracoes […]

    Curtir


Deixe um comentário

Categorias