Publicado por: sadeckgeo | agosto 12, 2011

PolSARpro – Software livre para RADAR

Olá meus caros,

Como foram de féria? Espero que tenham voltado renovados e com todo o gás para o 2° semestre.

Recentemente falamos sobre o software RAT – RADAR Tools e logo ao voltar de férias eu tive uma aula, diga-se de passagem, excelente sobre RADAR e nela pude relembrar algumas práticas que usei no SIPAM e também uso no INPE. Sendo assim, resolvi compartilhar com você mais uma iniciativa legal para se trabalhar com dados polarimétricos de SAR, que é o Software PolSARpro – Polarimetric SAR Data Processing and Educational Tool.

Esse software livre visa facilitar a acessibilidade e a exploração dos dados multipolarizados obtidos pelas principais plataformas de coleta de dados SAR. O projeto de construção desse software tem parceria da ESA, IETR, DLR e Université de Rennes 1.

Para utilizar o PolSARpro basta que você tenha um conhecimento razoável sobre RADAR, pois o software é bastante intuitivo, mas pensando nos novos usuários e no estudo desse tipo de dado, o site do projeto traz uma infinidade de materiais de alta qualidade para você ter como estudar e desenvolver suas atividades. Lá você encontrará tutoriais, apresentações de slides, documentação completa do software e outras informações pertinentes a essa área do sensoriamento remoto.

Espero ouvir as considerações de vocês sobre esse software e gostaria de saber com o que vocês tem trabalhado nos últimos tempos para que possamos direcionar as nossas postagens.

Um abraço e até a próxima.

Links relacionados:

O ALOS morreu. Viva o ALOS!

COSMO-SkyMed – Considerações iniciais

TanDEM-X em órbita

RADAR Golfo do México

Livro: “Projeto RADAM: uma saga Amazônica.”


Deixe um comentário

Categorias