Publicado por: sadeckgeo | junho 30, 2011

Revista FOSSGIS Brasil 2ªEd

Wooooooooow!!!

Já estamos no ar com a segunda edição da revista, que já é um sucesso de leitores e contribuintes. A FOSSGISBrasil deste trimestre traz como tema a educação e as geotecnologias livres. Tema esse, que é de grande importância para a comunidade GEO que vem se desenvolvendo em um cenário propicio pelo qual o Brasil passa hoje.

Nesse sentido, as instituições de ensino e pesquisa, têm escolhido tecnologias livres que dão a mesma qualidade e com custos muito baixos em seus projetos, para auxiliar na formação e no desenvolvimento de profissionais qualificados para desenvolver atividades de planejamento e gerenciamento, que vem acelerando o mercado de GIS com muita inovação e sucesso.

A revista traz a público o uso dos sistemas de informações geográficas (SIG) livres no ensino, mostrando que é possível sim, proporcionar um ensino de qualidade utilizando o
software livre, assim como é feito no curso superior de Geoprocessamento do IFPB e na parceria do Ministério das Cidades com a UFPA/SIPAM.

Nessa edição, você não pode deixar de ler a entrevista fantástica que foi feita com o Professor Jorge Xavier, que foi o precursor do geoprocessamento no Brasil e uma das mentes mais ativas no cenário das geotecnologias, sendo reconhecido internacionalmente.

O mais legal quando conheci o professor Xavier pessoalmente, (curso ministrado ao Corpo de Bombeiros de Belém) foi que ele era e é uma pessoa muito acessível e que deixa sua cabeça quase a ponto de explodir de tanta informação. Obrigado Professor!

Ainda nesta edição você poderá conferir os artigos sobre o WKT Raster, uma alternativa do PostGIS para manipulação de informações Raster, Quantum GIS, Kosmo GIS,  a continuação da coluna Mobile GIS, TerraView, entre outros.

Espero que gostem desta nova edição da revista, e deixem seus comentários no nosso site.   http://fossgisbrasil.com.br/ Para fazer o download clique aqui!

Links:

http://planeta.fossgisbrasil.com.br/

http://twitter.com/fossgis

http://www.facebook.com/FOSSGISBrasil


Respostas

  1. Parabéns por mais essa edição da revista. Tenho a 1ª edição e achei ela formidável. É uma revista com conteúdo amplo e matérias sólidas e consistentes. Tornou-se fonte de consulta e minha “revista de cabeceira”.
    Estava faltando a nós, profissionais da área geotecnológica, um material desta qualidade e gratuito. Mais uma vez, parabéns.

    Curtir


Deixe um comentário

Categorias