Publicado por: sadeckgeo | maio 27, 2011

GOV 2.0 e SIG

Recentemente publicamos um post falando das novidades das geotecnologias e seguindo nessa mesma direção de estudos, cheguei a uma “proposta” muito interessante, que é o de GOV 2.0. Esse termo, vamos dizer assim, significa uma maior interação entre os governos e a população para impulsionar o desenvolvimento do país, do Estado, município e demais divisões administrativas.

Essa proposta associada com as novas formas de mapear tem dado uma potencialidade no sistema de gestão pública e já é uma realidade em quase todo o território brasileiro para “n” finalidades (educação, saúde, infraestrutura, economia, e outros). A potencialidade dada a essa proposta, em particular diz respeito às tecnologias móveis, que dão suporte aos SIG e SIG WEB para uma dinâmica de mapeamento muito mais rápida.

O conceito de SIG móvel é de um framework integrado de hardware e software para o acesso de serviços e dados gerreferenciados através de dispositivos móveis, pela rede cabeada ou pela rede sem fio (TSOU, 2004)

O processo de mapeamento é baseado na localização geográfica de eventos por pessoas que não tem elevado conhecimento na área das geotecnologias, mas que podem facilmente localizar uma ocorrência na base cartográfica dentro do seu celular e que essa informação seja diretamente vista por todos os usuários que nela estiveram conectados. É um grande trabalho corporativo em sistema multiusuário como diríamos na TerraLIB.

Estamos entrando em um universo totalmente novo e será preciso aprender novas tecnologias para continuarmos fazendo o que já sabemos fazer, que é analisar essas informações e poder decidir como melhorar a vida dos cidadãos. Pois como diria o meu amigo Elton “As ferramentas morrem nas mãos de quem não sabe pensar o espaço.”

Algumas tecnologias mais empregadas nesse processo são:

Bem, acho que eram essas as considerações que queria compartilhar com vocês, só para abrirmos um campo de discussão a respeito dessa “nova” perspectiva das geotecnologias que dão precedente para usuários leigo, gestão administrativa, dinamicidade gerencial, novos profissionais de SIG, atualização da informação, e uma infinidade outros temas.

Essa é nossa segunda postagem sobre as novidades das geotecnologias e gostaria de ouvir o que vocês acham desse novo sistema que vem se implantando tão rápido quanto o próprio avanço da tecnologia.

Obrigado!

+ Info:

http://www.esri.com/industries/gov20/index.html

Links relacionados:

AS NOVAS GEOTECNOLOGIAS

Esclarecendo o WikiCrimes

Novidades Wikicrimes

Artigo: Cybercartography

DisasterMap

OpenStreetMap


Responses

  1. Eu vi isso de gov 2.0 em uma palestra da mundo geo…

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Fernando,

      Sim, é possível… Acredito que o povo da Imagem deva ter falado algo sobre o assunto, pois o mesmo tem sido muito explorado pela ESRI.
      Aproveitando a deixa aqui vai um link legal: http://www.brasilgov2.com.br/

      Obrigado pelo comentário.

      Curtir

    • Fernando fui dar uma procurada no site da imagem e olha o que achei.

      Curtir

  2. Curtir

  3. Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your site is great, let alone the content!. Thanks For Your article about GOV 2.0 e SIG Sadeck – Geotecnologias .

    Curtir

  4. COMO FAÇO PARA FAZER UM CURSO DE ARCGIS, NÃO PRECISA SER COMPLETO É Q EU ACABEI DE ENTRAR EM UMA EMPRESA DE GEORREFERENCIAMENTO E ELES ESTÃO COBRANDO DE MIM O CONHECIMENTO DO PROGRAMA POIS SE NÃO SEREI DEMITIDO DA MESMA. EU SOU TECNICO EM AGROPECUÁRIA. E TENHO UMA NOÇÃO NO PROGRAMA MAIS ELES QUEREM MAIS E EU PROMETI Q IRIA ME APERFEIÇOAR CADA VEZ MAIS. POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO O QUANTO ANTES, DESDE JÁ AGRADEÇO. E TENHAM TODOS VCS UMA ÓTIMA TARDE.

    Curtir


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: