Publicado por: sadeckgeo | setembro 30, 2010

Fusão de Imagens – ArcGIS

Colaborador: Osvaldo Pereira  (Mestre em Ciências do Solo – USP)

Este tutorial tem como objetivo central apresentar uma metodologia de fusão de imagens orbitais  (LIS-3  –  ResourceSat, HRC  –  CBERS)  de domínio público,  a partir do software ArcMap, com base nos métodos Brovey  e IHS  (Intensity Hue and Saturation).  Serão  utilizadas  cenas  obtidas no  primeiro semestre do  ano de 2010,  fornecidas gratuitamente pelo INPE  (Pra visualizar as informações detalhadas das imagens clique nos links a seguir: LIS 3 e CBERS-HRC).

A iniciativa de elaboração do tutorial partiu da necessidade de desenvolvimento de um estudo de impactos ambientais relacionados à construção de uma barragem em um dos afluentes do Rio Claro – SP, no Município de mesmo nome.  Como tratava-se de um estudo prévio, para constatar a região atingida pela inundação, as imagens orbitais de domínio público  demonstraram  grande aplicabilidade, permitindo modelar de maneira consideravelmente detalhada, o cenário futuro da região impactada pela barragem. A perspectiva deste trabalho pode servir de aporte para estudos mais detalhados.

No final do tutorial é apresentado um ambiente interativo de manipulação de dados em três dimensões. Aqueles que desejarem, podem visualizar o resultado final da fusão LIS-3 com pancromática HRC, sobreposta em MNT (Modelo Numérico de Terreno) SRTM (Shuttle Radar Topography Mission).

Links Relacionados:

Fusão TM5 HRC no ENVI 4.6.1

Fusão Landsat TM5 – SRTM

Fusão de Imagem IHS – ArcGIS 9.2

Registro 3de3 – ArcGIS 9.3

Recorte de Imagem – ArcGIS 9.2


Respostas

  1. Sadeck, acompanho seu blog já faz alguns anos. É simplesmente espetacular o trabalho que realiza. Está de parabéns.
    Estive navegando na internet ontem e encontrei esse video sobre a Revolução Geoespacial.

    Se quiser procurar no youtube, pesquise sobre: “Geospatial Revolution / Episode One”. O video está em inglês e tem quase 14 minutos de duração.
    Estou procurando a comunidade Geo do Brasil para criar uma legenda para esse video.
    Acho que vale a pena.
    Assista caso ainda não o conheça e entre em contato.
    Um grande abraço!

    Curtir

    • Olá Antônio,

      Obrigado pelo acompanhamento ao longo desses quase 3 anos e obrigado pelos comentários, é isso que nos fortalece para continuar essa jornada que é tão difícil, mas que nos da muito prazer.
      Estou acompanhando o desenvolvimento do documentário feito pela Penn State, ainda não postei nada porque estou em faze de tradução e geração da legenda para Pt-Br, mas tive um pequeno problema na mão direita e vou ficar algum tempo sem poder mexe-la (quem está digitando é minha irmã) rsrsrsr! Então, assim que tiver terminado eu posto algo sobre o Documentário.

      Mais uma vez muito obrigado!

      Curtir

  2. Parabéns Osvaldo, muito bom o trabalho. Muito boa a dica.

    Curtir

  3. Olá amigos, deixo aqui a minha dica:
    A Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe até 15 de novembro, propostas de trabalho para a 12ª Reunião Bienal (http://www.mc.unicamp.br/redpop2011/) que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29 de maio a 2 de junho de 2011.
    Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, o encontro aceitará tanto trabalhos de pesquisa, de caráter acadêmico, quanto de profissionais da área, interessados em relatar suas experiências. Cinco eixos temáticos vão nortear a 12ª Reunião: Educação não-formal em ciências; Jornalismo científico; Programas e materiais para museus de ciências: materiais e práticas concretas; Museografia e museologia científica; Público, impacto e avaliação dos programas.

    Curtir

  4. Caro Sadeck;
    Primeiramente meus parabéns pelo excelente trabalho que vem fazendo em seu blog. Em segundo gostaria de saber qual seu e-mail ou outra forma de contato pois gostaria de disponibilizar o link de alguns de seus tutoriais e artigos em um blog sobre agrimensura que estou prestes a criar.
    Obrigado.

    Curtir

    • Olá Daniel,

      Você pode faze-lo desde que siga o Regulamento do blog.
      Geralmente o que se tornou comum na internet em nosso meio é publicar posts de referência, ou seja, você escreve um post que faz link para a postagem original.

      Meu Email [luissadeck_w@yahoo.com.br].

      Um abraço.

      Curtir

  5. Bom dia, estou trabalhando com estatísticas espacias no arcgis e gostaria de tutoriais que me desse informações a respeito destas ferramentas. Desde já agradeço pela ajuda!
    Abraços.

    Curtir

    • Bruna,

      Estatísticas espaciais são muito variadas, se você puder ser um pouco mais específica…

      Aguardo.

      Curtir

  6. Bom dia para ser especifica seriam as ferramentas do Spatial Analyst Tools( criação de raster, com valores aleatórios, constantes e normal). Obrigado!

    Curtir

  7. […] […]

    Curtir

  8. Bom dia Sadeck!

    Qual é o objetivo de se fazer uma fusão de imagens? E também quais os ganhos desta técnica?

    Desde já agradeço.
    Abraço.

    Curtir

    • O Objetivo é melhorar a qualidade espacial da imagem. Dependendo do algoritmo usado você pode ter inúmeras vantagens…

      Curtir

  9. […] […]

    Curtir


Deixe um comentário

Categorias