Publicado por: sadeckgeo | agosto 10, 2010

Novidades Wikicrimes

Wikicrimes é uma aplicação web que permite o acesso e registro de ocorrências criminais diretamente via internet em um mapa digitalizado. A filosofia que norteia Wikicrimes é a mesma da enciclopédia Wikipedia. Parte-se do princípio que a participação individual pode gerar uma sabedoria das massas.

O processo de locação dos pontos de crime conta com uma confirmação por outras pessoas relacionadas ao crime (vitima, testemunha e outros) dando assim uma veracidade à informação cadastrada. Agora, cada vez que clicar em um alfinete no mapa você  verá um selo que vai dizer se a informação relatada tem alta, média ou baixa credibilidade, segundo cálculo feito pela aplicação.

Como diria Jenkins, as mídias atuais são participativas e interativas, coexistindo e em rota de colisão, revolucionando o conhecimento. Baseado nisso a Wikicrimes está com novos serviços. Dentre as novidades, agora é possível indicar uma área perigosa a um amigo no Facebook, Twitter ou por e-mail. Pode-se ainda gerar um QR Code (código de barra em duas dimensões) para ser afixado em algum lugar considerado perigoso. Desta forma, outras pessoas podem, através do celular, acessar o QR Code e tomar conhecimento da sua mensagem. É óbvio que isso não deve ser feito no local e sim com antecedência…

Wikicrimes não é um projeto desenvolvido por uma instituição policial. Trata-se de um projeto de cidadania. É importante ressaltar que não se pode, nem se deseja substituir os órgãos policiais. O fato de se registrar uma ocorrência em WikiCrimes não exime o cidadão de o fazê-lo também nas organizações de segurança responsáveis.

Essa postagem foi motivada pelo susto que levei ao ver Belém toda pintada de vermelho pelas ocorrências criminais.


Responses

  1. […] podem ser espacializadas diretamente em um mapa. Por sinal, o Luis Sadeck já escreveu uma postagem sobre esse […]

    Curtir

  2. […] podem ser espacializadas diretamente em um mapa. Por sinal, o Luiz Sadeck já escreveu uma postagem sobre esse […]

    Curtir


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: