Publicado por: sadeckgeo | junho 21, 2010

TanDEM-X em órbita

Enfim estamos presenciando o nascimento do mais preciso levantamento satelitário da cobertura terrestre em 3D.

Hoje (21jun2010) foi lançado com sucesso a partir de Baikonur, Kazaquistão às 05.14 a.m (Brasília), o irmão gêmeo do satélite TerraSAR-X, o TanDEM-X, primeiro Radar de Abertura Sintética Interferométrico configurável de solo, possibilitando ajustes na órbita em relação à altitude, distância do irmão e outras.

Só para não deixá-los na mão em relação ao processo de interferometria. O levantamento da cobertura terrestre se dará da seguinte forma: uma região geográfica será imageada a partir de duas posições diferentes, isso é semelhante à forma como nós usamos os olhos para obter uma imagem 3D com precisão. Os dois olhos do projeto Terra 3D estão nos satélites Tandem-X e TerraSAR-X, permitindo a criação de interferogramas de diferentes distâncias. Hoje, esse processo é sem concorrentes e goza de considerável respeito, especialmente no E.U.A. em relação a este projeto.

Imaginem a quantidade de informações geradas durante 3 anos por essa conformação, estima-se que para guardar todos os dados seriam necessários 200 000 DVDs. Porém as equipes em Kiruna (Suécia), Inuvik (Canadá) e O’Higgins (Antártica) estão prontas e aguardando o grande volume de dados brutos que serão gerados. Essas equipes farão os primeiros testes, depois os dados serão repassados para a DLR para transformação em primitivas de elevação e por fim adaptados as necessidade dos clientes pela InfoTerra.

Os dados criados por esse projeto serão muito diferentes dos atuais dados que se tem hoje por ai, que são na maioria das vezes uma coxa de retalhos. O dado será homogêneo e terá resolução espacial e altimétrica muito superior aos existentes hoje. A intenção é ir até uma resolução vertical de dois metros, com uma resolução espacial de 12m.

+ Info:

Novo modelo digital de elevação à caminho!!!

Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

BBC News

German Aerospace Center (DLR)


Respostas

  1. fiiuuuuuuu 12 m!

    Curtir

  2. E quanto será que vai custar? =) Será que pros terceiro-mundistas será disponibilizada a mesma resolução?

    abraço!

    Curtir

  3. Para aqueles que estavam ansiosos pelo produto que seria gerado com a junção do TanDEM-X à constelação alemã, foi divulgado o primeiro modelo de terreno. Para mais info http://bit.ly/dqUNLJ

    Curtir


Deixe um comentário

Categorias