Publicado por: sadeckgeo | junho 16, 2010

Tráfego marítimo global

Em outra matéria aqui do blog já falamos de um projeto de monitoramento de embarcações em tempo real feito nos mares europeus. Hoje vamos falar da iniciativa da ESA (Agência Espacial Européia) como o projeto “Colais Norais” para o monitoramento de trafego global de embarcações. O sistema de detecção de navios em teste baseia-se em torno do sistema de identificação automática (AIS), o equivalente marinho do sistema de controle de tráfego aéreo.

AIS permite que as autoridades portuárias e guarda costeira possam controlar o tráfego marítimo, porém o sistema está baseado em sinais de rádio VHF com uma escala horizontal de apenas 40 milhas náuticas (74 km). Isto o torna útil nas zonas costeiras e na identificação de navio para navio. Acredito que esse sistema tenha um método muito parecido com alguns sistemas brasileiros, como o HF/DF (High Frequency / Direction Finding) do Sipam e o Sistema Integrado de Radiogonometria (SIR) da Marinha.

Hoje o sistema funciona direto da Estação Espacial Internacional (ISS), isso gera algumas inconsistências como: muitos navios juntos são detectados de uma só vez, levando à sobreposição de sinal e interferências, além da velocidade da ISS também distorce o sinal. O que vai dar um Up no projeto será a integração de informações com dados AIS via satélite, melhorando significativamente a vigilância marítima e aumentar a proteção e segurança no mar.

A ESA está planejando uma iniciativa dedicada a esta área como parte de suas pesquisas avançadas em sistemas de telecomunicações (ARTES).

Para saber mais acesse o site da ESA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: