Publicado por: sadeckgeo | maio 27, 2009

Extraindo Azimute e Distância

tutorial-arcgis

Hoje abordaremos um procedimento pedido pelo colega Diogo Medici Poloni, que é a extração de Azimutes e Distâncias a partir de uma poligonal já criada. Outros métodos também podem ser usados como o COGO Report ou códigos em VB, assim como extensões, por exemplo ET Geo Tools.

Como já mencionei em outros posts, azimute é uma direção definida em graus, variando de 0º a 360º. Existem outros sistemas de medida de azimutes, tais como o milésimo e o grado, mas o mais usado pela comunidade é o Grau. A direção de 0º graus corresponde ao Norte, e aumenta no sentido direto dos ponteiros do relógio.

Há 3 tipos de azimutes a considerar: Azimute Magnético: quando medido a partir do Norte Magnético (indicado pela bússola); Azimute Geográfico: quando medido a partir do Norte Geográfico (direção do Pólo Norte) e Azimute Cartográfico: quando medido a partir do Norte Cartográfico (direção das linhas verticais das quadrículas na carta).

Espero que o tutorial tire suas duvidas Poloni.

Um abraço.

Download

Relacionados:

Criando Poligonal por Azimute e Distância – ArcGIS 9.2

Cad para Shp polygon – ArcGIS9.2

Convertendo polígono para linha – ArcGIS 9.2

Cálculo de área – ArcGIS


Respostas

  1. OLA SADECK, GOSTEI MTO DO TUTORIAL ALIAS SEU POST TEM ME AJUDADO MTO.
    E TENHO UMA OUTRA DUVIDA Q DERREPENTE VC PODERIA FAZER UM TUTORIAL

    TENHO UM POLIGO EM SHAPE COM VARIOS PONTOS PRECISO ADICIONAR EM CADA VÉTICE DESTE POLIGO UMA COORDENADA GEOGRAFICA EXEMPLO
    S 15°55’40” W 55º44’25”

    E COMO É MTO PONTO NO MANUAZL FICA COMPLICADO PODE AJUDAR

    Curtir

    • Olá Elvis,
      Antes de mais nada converta seu polígono em pontos (vértices), ai você pode criar os campos Lat e Long na tabela de atributos no formato texto, ajustar a Layer para DMS e mandar fazer o cálculo de coordenadas (x;y).
      Espero que tenha dado para entender.
      Um abraço.

      Curtir

  2. O Tutorial mostra-se extremamente produtivo, contudo, a ultima figura constante do roteiro deixou-me uma dúvida: A exibição dos dados se deu por inserção de textos, ou existe a possibilidade de vincular as informações de Direction/Distance do Atributo à Tela de Desenho? Grato pela prestatividade, aguardo.

    Curtir

  3. Opa! Parabéns pelo blog, é muitíssimo útil a minha ignorância no mundo GIS! haha, escuta cara, eu tenho um problema aqui, é o seguinte: tenho um shp de pontos onde tenho os nomes e coordenadas dos marcos, e outro onde extrai os azimutes e distâncias através do tuto com COGO. Até ai blz… mas eu gostaria de saber se posso por exemplo utilizar algum comando (ou série de comandos) que possa fazer com que eu crie um shp q possua na mesma tabela de atributos o nome dos marcos, as distâncias e azimutes. Por exemplo: uma coluna com o nome do marco de partida, na mesma linha em outra coluna o nome do marco de chegada, na mesma linha em uma 3° e 4° coluna a distância e o azimute entre esses dois marcos. Tem como fazer isso?! Iria resolver meus problemas e economizar muito tempo. Já vi uma ferramenta no CAD q faz isso, me parece q é Autotopo o nome, talvez sirva de modelo para explicar o q estou querendo fazer. Muito obrigado de qualquer forma, grande abraço e boas energias pra ti e tua família.

    Curtir

    • Caro Daniel,

      Você pode tentar um join (id), mas mesmo assim não lhe dará todas essas colunas…

      Você tem como me mandar esses vetores para eu dar uma olhada?
      (luissadeck_w@yahoo.com.br)

      Aguardo

      Curtir

  4. E ai meu velho, enviei no teu mail. Abração e obrigado.

    Curtir

  5. olá a minha ferramenta do COGO está desativada como faço para ativá-la?

    Curtir

    • Mariana,

      Sua ferramente se tornará ativa quando você colocar o vetor ou layer em edição.

      Qualquer coisa estamos por aqui.

      Um abraço.

      Curtir

  6. Prezado Sadeckgeo!

    Parabéns pela disponibilização das informações!

    Qual seria os próximos passos para gerar definitivamente o memorial descritivo, como acontece com o Programa de memorial descritivo do AUTO CAD? Entendo que visualmente no ARCGIS isso ocorre (com mapas), mas em ternos de relatórios (memorial descritivo) como isso seria feito?

    Grato

    Augusto Copque, Msc.
    Geógrafo

    Curtir

    • Caro Augusto,

      O Memorial teria que ser escrito a mão. Porém o ArcGIS tem uma ferramenta de report que com alguma dedicação pode ser usado para tanto… não sei lhe dizer se o trabalho será menor que na mão, mas não custa tentar.

      Um abraço

      Curtir

  7. Olá!!!
    Muito bom o seu blog, me ajuda muito nas tarefas de execução no arcgis. Preciso saber como extrair azimute de uma shape de linhas com mais de 700 traços, é possível? se sim, como?
    Abraços!
    Graciela.

    Curtir

    • Olá Graciela,
      Esse procedimento gera automaticamente os Az e as D.
      Pode ser que demore um pouco pq vc tem muitas linhas.
      Até mais e obrigado!

      Curtir

  8. Ola parabens pelo blog. Minha duvida: como substituir os traços pelos símbolos de graus, minutos e segundos?

    Curtir

  9. Olá,
    iniciei a edição e o COGO ficou ativo, porém a ferramente split está apagada, tem como ativa-la?

    Curtir

  10. Parabens pelo Super blog. Acompanho cada novidade!
    Sadeck, na minha coluna de “Distance” aparece valores decimais apenas.. 0; 0,0001; 0,0004 . mesmo estando em “metros”. A area é grande. Tentei a solução pedindo um field calculator em METROS… e saiu a resposta nesse formato: N88° 42,654′ . . . isso pode significar que a distancia é 88,4265?

    Curtir

  11. Parabéns pelo ótimo trabalho! Só fiquei com uma dúvida: como substituir os traços (45-36-15) pelos símbolos de graus, minutos e segundos (45°36’15”)? Obrigado!

    Curtir

  12. legal.

    Curtir

  13. Boa tarde.

    Tenho o Azimute, mas necessito das coordenadas para poder marcar pontos no Google Earth ou se dá para utilizar o azimute no ArgGis.?

    Grato

    Curtir


Deixe um comentário

Categorias