Publicado por: sadeckgeo | fevereiro 18, 2009

1° fase da base de dados cartográficos sobre a Amazônia em avaliação.

No dia 12 de fevereiro foi informado que será posta à avaliação a primeira fase da base de dados cartográficos sobre a Amazônia, o responsável pelos recursos do projeto (Banco Mundial) formará uma comissão que supervisionará o trabalho desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, o Exército e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O projeto trará para a região, pobre em mapeamento, um dos mais completos instrumentos norteadores das políticas públicas para a região amazônica. A expectativa é que até o final do ano, a região esteja totalmente mapeada, em uma escala de 1:100.000, cobrindo todos chamados vazios cartográficos, áreas sobre as quais se tem pouco ou nenhum conhecimento territorial.

Hoje o Brasil só tem mapeamento sistemático completo até 1:250.000 e pouco mais do que 1% do território encontra-se mapeado na escala 1:25.000, um nível de detalhamento mínimo para a tomada de decisão por parte dos gestores públicos, segundo a revista InfoGEO, esses 1% estão espalhados em empresas e autarquias pelo território nacional, o que impossibilita uma sistematização dos dados.

Logo, esse projeto que prevê o mapeamento digital completo de toda a Amazônia, incluindo vegetação, rede viária, florestas, divisão política, hidrografia, entre outras áreas espaciais e territoriais da região, será muito bem vindo, porém, concordo com a política que vem sendo defendida pelos amigos da MundoGEO. “A idéia de que a produção de base cartográfica é uma atribuição exclusiva do governo é ultrapassada e incompatível com o momento e com o avanço tecnológico atual.”

Talvez a cartografia fosse mais bem aproveitada se a atividade fosse passada para a ponta (Estados e municípios) e a regularização, normatização e disponibilização ficassem a cargo da CONCAR ou quem sabe da Agência Nacional de Cartografia através da INDE Brasil.

Fonte:  MMA e MundoGEO


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: