Publicado por: sadeckgeo | fevereiro 13, 2009

Yuri Gagarin VS. Neil Armstrong!!!

É espantoso como a mídia faz um alarde por uma coisa já esperada por muitos que conhecem o estado atual em que se encontra o espaço em torno da terra. A quantidade de satélites orbitando em torno de nosso planeta é impressionante. Já comentei sobre isso aqui no blog quando falei sobre a falta de política dos países (agências espaciais) em relação à falência desses objetos. Leia aqui!

Mas bem, tudo vale quando é para deixar o espectador em estado de alerta para informações com baixa importância, afinal, o acontecido tende a se tornar cada vez mais freqüente com o aumento no número de satélites sendo postos em órbita e com os antigos não sendo tirados de lá. Só para vocês terem idéia, pelo início de 2009, a NASA mapeava quase 18 mil pedaços de detritos na órbita da Terra, considerando apenas os que têm um tamanho igual ou superior a 10 centímetros.

O mais interessante das notícias que pipocaram pela NET, num total de 15 só que eu achei, foi a tentativa de aterrorizar com um velho artifício histórico, que foi a guerra fria, então as notícias sairam assim: “A colisão entre um satélite militar russo e um comercial americano nesta terça-feira foi um acontecimento insólito…” ou então “…chocaram  o satélite norte-americano Iridium-32 e o satélite militar russo Cosmos-2251.” e tivemos muitas outras nesse sentido, e a coisa não é bem assim, pois hoje a corrida espacial é tão grande, que daqui à pouco teremos que fazer o cadastro territorial espacial.

Espero que o fato venha servir não só para melhorar o nosso sistema de monitoramento dos satélites, mas para que possamos começar a pensar em limpar a sujeira que estamos deixando orbitar nosso pequeno ponto azul.

+ fotos e vídeos: http://www.agi.com

Anúncios

Responses

  1. Hummm, cadastro territorial no espaço, opa. Tem vaga ai..hehehehe. Já vou começar a fazer um curso de cadastro técnico espacial ou algo assim 🙂
    Abração, esse blog tá sempre show.

    Curtir

  2. É isso ai Amadeu… hehe Espero que tenha uma vaguinha pra mim também!

    E pra quem quiser ver mais animações sobre o acontecido, é só acessar o meu YouTube, ai vai o link: http://www.youtube.com/user/luissadeck

    Um abraço

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: