Publicado por: sadeckgeo | fevereiro 9, 2009

Anunciado o Google Forest

Google_forest

Imagem criada por Luis Sadeck com fins ilustrativos.

Eu já venho dizendo isso há bastante tempo… a Google quer dominar o mundo!!!! Acredito que quem está por traz de tudo isso é o Cérebro, lembram dele? O camundongo de laboratório que só pensava em dominar o mundo e tinha como melhor amigo o Pink… pois é.

Brincadeiras à parte, estou falando isso com o intuito de informar sobre a nova ferramenta de monitoramento global que a empresa pretende lançar, o Google Forest será uma ferramenta inédita para monitorar a conservação de florestas de todo o planeta. Coisa que era para ser feita pelos responsáveis territorialmente pelas áreas de floresta, até mesmo porque existem órgãos, que vivem com o dinheiro do contribuinte, para fazer isso…

O informe sobre a ferramenta foi dado durante o workshop internacional sobre monitoramento para reduzir emissões por desmatamento, que aconteceu nas instalações do INPE em São José dos Campos. Segundo Rebecca Moore, gerente do projeto Google Earth Outreach, a proposta é integrar bases de imagens de satélite e diferentes tecnologias de monitoramento para que os países interessados possam usá-las livremente.

Conforme o Globo Amazônia, o objetivo inicial da ferramenta é ser usado para calcular a quantidade de carbono contida nas florestas. Com isso, ela poderá ser usada em programas de conservação baseados em um sistema, ainda em negociação, pelo qual os países poderão receber dinheiro para manterem suas florestas em pé. Este sistema é chamado pelos especialistas de Redd (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação).

Acredito que o mais legal dessa notícia, seja que o start da iniciativa partiu de pesquisadores da região, Carlos Souza Júnior pesquisador da OSCIP Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), foi quem lançou a idéia da ferramenta durante uma oficina em Brasília. “Pensamos que o Google poderia ajudar porque um dos maiores problemas que enfrentamos nesta área é ter que lidar com um volume brutal de dados”, explica.

Vamos aguardar o lançamento oficial da aplicação para ver do que ela será capaz e esperar que a iniciativa seja na melhor das intenções. Lembrando que a região está cheia de bons profissionais e quem sabe esses trabalhos absorvam uma parte deles…

Fonte: http://www.globoamazonia.com/


Responses

  1. Heheh! Olá Luis.

    Boa lembrança, um ótimo personagem de desenho animado! Tenho até uma miniatura do Cérebro no meu quarto. Mas deixando a brincadeira de lado, acredito que aparenta ser uma iniciativa nobre da Google. Mas enfim, o inferno também está cheio de boas intenções.

    Boa postagem!

    Sds(…)

    Curtir

  2. É na boa …. seria MAIS UM a inciativa google para dominar o mundo rs 😛

    PS: Peguei a ideia de divulgar o Simpósio de sensoriamento remoto … um artigo meu foi aprovado .. ams ainda estou esperando verba para ir rs

    abraços

    Curtir

  3. Obrigado pela correção Daiane, assim é que se faz!
    Resolvi trocar MAIS UMA por SOBRE A NOVA, não sei se ficou bom, mas tá valendo… É que a maioria das notícias são criadas na madrugada e o sono pega!!!! Ou até mesmo são escritas com pressa…

    Gostaria de parabenizá-la pelo aceite do seu artigo, uma publicação no SBSR tem bastante peso.

    Um abraço e mais uma vez obrigado!!!!

    Curtir

  4. Acabei de assistir uma palestra na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) com Fred Fonseca, pesquisador brasileiro da Penn State College que falou sobe o projeto SDI for the Amazon. Ele citou a iniciativa do Google, chamada de Google Forest…

    Palestra muito interessante.

    Curtir

    • Caro Reinaldo,

      Se quiser fazer algumas considerações sobre a iniciativa Google Forest, que foi abordada na palestra, sinta-se a vontade!

      Um abraço

      Curtir


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: