Publicado por: sadeckgeo | fevereiro 5, 2009

Novo modelo digital de elevação à caminho!!!

TanDEM-X logo

Aproveitando a notícia anterior que falamos um pouco sobre o SRTM, lembrei que esse ano será o ano do lançamento do TANDEM-X, que está previsto para setembro de 2009. A missão é baseada em dois satélites de observação da Terra quase idênticos e equipados com um poderoso Radar de Abertura Sintética (SAR) operando na banda X.

A missão tem o intuito de gerar um modelo digital de elevação da superfície terrestre com muito mais precisão que o SRTM, porém não se sabe ainda se os dados serão livres ou comercializados. Além disso, TANDEM-X fornece uma plataforma altamente reconfigurável para a demonstração de novas técnicas e aplicações SAR, por exemplo, esse novo satélite traz um sistema adicional de gás frio para afinar a constelação e um receptor de banda S adicional para permitir a recepção de status e posicionamento GPS difundido pelo TerraSAR-X.

TanDEM-X (TerraSAR-X add-on for Digital Elevation Measurement) abre uma nova era no suporte de dados de radar para fins de planejamento e gerenciamento do território.

TanDEM-X

A missão é formada pela adição de um segundo satélite à constelação que já tem o  TerraSAR-X, e os dois satélites voando em formação com um distanciamento controlado  entre 250 e 500 m e imageando a mesma área, possibilitará a radargrametria entre os dados, assim como nova qualidade do DEM, medição de correntes oceânicas, novas aplicações bi-estáticas como polarimetria e interferometria para os dados SAR da banda X, além de outras aplicações.

Essa constelação prevê dados de sobreposição por 3 anos, podendo se estender por mais 2 anos já que o novo satélite tem combustível para 7 anos de funcionamento, ou seja, vamos aguardar que muita coisa boa está vindo por ai.  E só para não deixar passar em branco, lembrem-se que a DLR e o INPE estão com a parceria para por em órbita o MAPSAR, que é outra grande expectativa da comunidade que atua na área.

Fonte: DLR


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: