Publicado por: sadeckgeo | dezembro 22, 2008

Mapeando CO2

Conversando com uma amiga que acabou de voltar do mestrado e já foi aprovada para um dos melhores programas de doutorado do Norte do Brasil. Ela me relatou que gostaria de associar as técnicas de sensoriamento remoto com o estudo do Carbono (CO2), quase que no mesmo dia fui informado que a NASA estará lançando um satélite para o monitoramento e mapeamento em detalhe da localização de áreas emissoras e coletoras de dióxido de carbono (CO2).

O lançamento do novo satélite da NASA está previsto para 23 de fevereiro de 2009, a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, Califórnia.

A NASA já desenvolvia pesquisas nessa área através do satélite Aqcua, porém os estudos se restringiam a gases do efeito estufa a cinco ou dez quilômetros acima da superfície terrestre. Agora com esse novo Satélite os estudos poderão ser feitos muito mais próximos da superfície da terra onde os efeitos de aquecimento são muito mais sentidos.

Esperamos que com as possibilidades trazidas por esse satélite possamos encontrar novas fontes de absorção e com isso potencializá-las.

O Satélite foi equipado com um espectrômetro, que será capaz de determinar o quanto de dióxido de carbono e oxigênio molecular estão presentes em uma área de 1,6 mil quilômetros quadrados da superfície da Terra. Esses darão subsídios à criação dos mapas globais de CO2 mensalmente.

Segundo a BBC Brasil, também será lançado em 2009 um satélite japonês conhecido como Satélite de Observação de gases de Efeito Estufa (GOSAT, na sigla em inglês) e também o lançamento de dois satélites de observação de carbono, o A-SCOPE (Observação Espacial e de Carbono Avançada do Planeta Terra) e uma missão chamada BIOMASS, que poderia ser lançada em 2016, ambos pela união européia.

Sendo assim os amigos do Doutorado do NAEA já terão bastante dados para desenvolverem suas pesquisas

+ Info: http://oco.jpl.nasa.gov/

Mapa: CO2 mundo

Fonte: Estadão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: