Publicado por: sadeckgeo | dezembro 1, 2008

Alagamentos em SC vistos do Espaço.

Observações feitas pela plataforma orbital TERRA, que faz parte do programa Earth Observing System (EOS), da NASA, fez algumas imagens dos eventos acontecidos em Santa Catarina. Essa plataforma tem como objetivo adquirir dados que possam aumentar nossos conhecimentos sobre a dinâmica atmosférica global, sobre a interação terra, oceano e atmosfera.

As imagens capturadas pelos sensores MODIS, ASTER, CERES, MISR e MOPITT, mostram-nos dois cenários diferentes, em especial a região de Itajaí e Joinville e foram captadas com diferença de 10 dias, entre 15 e 25 de novembro.

A intensidade de chuvas foi tão forte que o nível dos rios chegaram a 11 m acima do normal, ocasionando o alagamento de diversas partes da cidade de Itajaí como mostra a imagem seguinte.

A imagem acima, foi captada no dia 25 de novembro e mostra com mais clareza as áreas inundadas. A cena foi capturada na faixa do infravermelho onde a água aparece em preto e os sedimentos fluviais e alagamentos em azul, explicável pela propriedade dos alvos nesse comprimento de onda e composição das bandas (7R2G1B).

Fonte: http://www.apolo11.com/ e http://www.cnpm.embrapa.br/


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: