Publicado por: sadeckgeo | outubro 6, 2008

Lixo Espacial?!?!?!

Lixo espacialQuando qualquer nave espacial tem uma avaria ou fica, simplesmente, sem combustível, transforma-se automaticamente em ‘lixo espacial’. O número é tão surpreendente que os pesquisadores americanos Donald Kessler e Philip Anz-Meador, que estudam o lixo espacial, afirmam que em vinte anos, poderá não ser mais possível realizar operações em órbitas mais próximas da Terra. Porém essa situação está prestes a mudar, graças a um novo sistema desenvolvido por uma equipa de cientistas e engenheiros da Queen’s University.

A equipe do docente Michael Greenspan, responsável pelo projeto, está desenvolvendo um novo sistema que poderá reparar os cerca de oito mil satélites que atualmente se encontram orbitando em volta da Terra, mas fora do alcance das operações de reparação terrestres.

A solução proposta pela equipa de Greenspan prende-se com o desenvolvimento de um novo programa de localização, que tornará possível que um veículo de reparações espaciais autônomo localize e capture satélites avariados, que depois de colocados no interior destes veículos serão reparados por máquinas controladas à distância a partir da Terra.

A equipe do professor Greenspan já começou a trabalhar com a empresa MDA Space Missions para desenvolver estas naves.

Segundo Rodrigues, este novo sistema chega num momentos marcado por uma cada vez maior preocupação com as colisões destes destroços espaciais contra satélites perfeitamente operacionais, a velocidades orbitais, que lhes podem causar graves danos, produzindo novos destroços no processo. Para evitar este tipo de situações, algumas naves, como por exemplo a Estação Espacial Internacional, já estão equipadas com sistemas capazes de reduzir este tipo de estragos.

Fonte: DN OnLine


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: