Publicado por: sadeckgeo | setembro 14, 2008

Atlas da Várzea – ProVárzea/IBAMA

O projeto ProVárzea/IBAMA, ao longo dos seus levantamentos e estudos pôde desenvolver com grande propriedade documentos cartográficos de extrema importância para a região Amazônica, esses documentos foram aglomerados e deram origem ao Atlas da Várzea, o livro apresenta grande importância por revelar a diversidade biológica que está diretamente relacionada com a grande diversidade de ambientes extremamente dinâmicos, que são determinados principalmente pelo regime hidrológico da região e se justifica por fazer análises dos maiores rios do mundo, que estão no centro da maior floresta tropical do planeta e ainda estão em uma região de grande dinâmica geomorfológica.

Os recursos naturais da várzea devem ser criteriosamente gerenciados, para que ocorra o desenvolvimento de sua sociedade local, sem que ocorram impactos negativos sobre os diversos ambientes naturais daquela região.

Gostaria aqui de parabenizar os técnicos do projeto por terem sido pioneiros na construção de Sistemas geográficos de informação para áreas alagáveis não só no Brasil, mas no mundo.

O Atlas está dividido em quatro seções, a primeira destaca os aspectos geográficos da várzea, tais como relevo, geologia, vegetação, geomorfologia, infra – estrutura implantada, divisões geográficas e políticas, rede de drenagem, além dos aspectos sociais e econômicos das meso-regiões que integram a várzea. A segunda seção do Atlas é formada pelo conjunto de resultados obtidos pelos Estudos Estratégicos, na terceira seção, estão os resultados das Iniciativas Promissoras incentivadas pelo projeto. Na quarta e última seção, são encontrados os resultados alcançados pelo componente Monitoramento & Controle.

CAD

Anúncios

Responses

  1. Estou interessado em saber como adquirir um exemplar da Cartilha sobre Criação de Abelhas sem ferrão.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: