Publicado por: sadeckgeo | julho 22, 2008

Saiu da linnha o GPS tá de Olho Vivo!

São Paulo agora tem sistema de transporte monitorado por satélite, esse sistema traz o benefício de acompanhamento em tempo real das informações de trânsito nos principais corredores da cidade.

O sistema de GPS está integrado ao portal, enviando os dados sobre velocidade e itinerário; com isso, é possível calcular quanto tempo o coletivo levará para chegar a determinado ponto.

O projeto Olho Vivo inclui 19 terminais, dez corredores de ônibus e 135 quilômetros de vias públicas da cidade. Nas paradas, as informações sobre os horários de chegada e saída das linhas são exibidas para os passageiros. 85% da frota já está rastreada, e o objetivo é atingir o total de 15 mil veículos até o fim do ano. Também está prevista a instalação de 500 câmeras pela cidade, para acompanhar a movimentação do transporte público.

O Olho Vivo integra o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), uma ferramenta de planejamento e gestão do transporte público.

O projeto funciona com o envio das informações de número da linha, sentido e posição do veículo para um centro de processamento de dados. A transmissão é feita pelas máquinas AVL, instaladas nos ônibus e integradas aos GPS.

As informações são recebidas no Centro de Operação de Terminais (COT) instalado nos terminais de transferência de passageiros, Centros de Operação das Concessionárias (COC), Centro de Controle Operacional (CCO) e Centro de Controle Integrado (CCI).

O sistema de monitoramento foi desenvolvido pela SPTrans, em conjunto com a Microsoft.

Olho vivo

O sistema de monitoramento de ônibus via GPS está em projeto há pelo menos dois anos. De acordo com o secretário municipal de Transportes, Frederico Bussinger, a demora para o início da operação foi causada por problemas técnicos. “Só agora finalizamos a instalação de toda a infra-estrutura na rede. Além disso, os GPS estavam espalhados nos ônibus em várias áreas da cidade.”

Uma das principais vantagens do SIM é a possibilidade de adequar a relação entre oferta e demanda dos ônibus usando dados atualizados. Veículos que cometerem irregularidades, como sair do itinerário ou trafegar em alta velocidade, também serão detectados. “Os operadores ainda estão aprendendo a lidar com o sistema e explorando as possibilidades de ação”, afirmou Bussinger.

Veja o que a população achou disso no SPTV

Fonte: ITWEB e MundoGEO

Anúncios

Responses

  1. COMO POSSO UTILIZAR O SIM NO MEU COMPUTADOR (SPTRANS0)

    Curtir

    • Meu caro Roney,

      Acredito que esse programa seja implementado somente dentro das secretarias e dos centros de operações da prefeitura de São Paulo. Ainda não tive notícias dele funcionando em outras maquinas. Para ter acesso às informações você precisa visitar o site http://www.sptrans.com.br/olhovivo/

      Espero ter respondido

      Um abraço.

      Curtir

  2. Como participar das instalações, pois eu tenho um bom conhecimento na área gostaria de estar conhecendo seus projetos para instalações de GPS em ônibus e vans.

    Curtir

    • Olá Marcos,
      Acredito que você teria que entrar em contato com alguém da SPTrans, tanto para acompanhar as instalações quanto para obter a metodologia.

      Um abraço

      Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: