Publicado por: sadeckgeo | maio 30, 2008

Livro: WORKSHOP GEOTECNOLOGIAS APLICADAS ÀS ÁREAS DE VÁRZEA DA AMAZÔNIA

Livro: WORKSHOP GEOTECNOLOGIAS APLICADAS ÀS ÁREAS DE VÁRZEA DA AMAZÔNIA
Trabalhos apresentados no Workshop realizado em Manaus, de 17 a 18 de julho de 2007.

Livro Geotecnologias_provarzea

O ProVárzea/Ibama desde 2001 tem contribuído na elaboração de políticas públicas e no desenvolvimento de sistemas de conservação e manejo sustentáveis dos recursos naturais da várzea. De acordo com os objetivos do projeto, o Componente 3 (Monitoramento & Controle) visa implementar um sistema piloto integrado, participativo e descentralizado de monitoramento e controle dos recursos naturais da várzea, aproveitando inclusive as lições aprendidas nos outros componentes do projeto. O Sistema de Informação Geográfica da várzea faz parte desse componente e é responsável pelo armazenamento e análise de dados, a fim de fornecer informações de qualidade para subsidiar o processo de gestão, permitindo o acesso a informações geograficamente referenciadas da várzea, que são importantes como subsídios para a tomada de decisões políticas, administrativas, ambientais e sociais acerca de uma região.

As aplicabilidades dessas geotecnologias são muitas. A tecnologia permite a elaboração de mapas, importantes para realizar o zoneamento e categorização de lagos, auxiliando no processo de discussão e elaboração do Acordo de Pesca, por exemplo. No caso do ProVárzea, o mais interessante é que esse processo se dá de forma participativa e os esses mapas são realizados juntamente pelos moradores das comunidades e posteriormente aperfeiçoados a partir do uso de geotecnologias. Possibilita ainda a identificação de tipos de vegetação de várzea e seu grau de integridade ecológica nos lagos marginais. E, levando-se em conta que a conservação das plantas e dos habitats aquáticos, são críticos para a sobrevivência e o crescimento dos peixes, em todas suas fases de vida, o monitoramento da integridade da vegetação por meio dessa ferramenta, se torna importante para a gestão dos recursos naturais de um modo geral.

Atualmente com o encerramento das atividades do projeto previsto para dezembro de 2007, o projeto tem se concentrado na consolidação, sistematização, avaliação e divulgação das experiências e lições do Projeto, buscando ainda, a internalização das ações do projeto. Nos dias 17 e 18 de julho, em Manaus, aconteceu 1º Workshop “Geotecnologias Aplicadas às Áreas de Várzea da Amazônia”, realizado por meio de uma parceria entre o Projeto Piatam e o ProVárzea/Ibama, cujo objetivo foi a disponibilização de produtos gerados pelo geoprocessamento e georreferenciamento de dados, buscando a integração com outras instituições que também trabalham com as geotecnologias. A partir desse evento surgiu essa publicação e esperamos que seja uma forma de difundir as possibilidades do trabalho com dados georreferenciados como subsídio para o planejamento de ações mais adequadas à realidade amazônica.

Marcelo Bassols Raseira

Coordenador do ProVárzea/Ibama

Anúncios

Responses

  1. Gostaria de Receber o Lívro do Workshop Geotecnologias Aplicadas as Áreas de Varzea da Amazonia.

    Atenciosamente;

    Silvia Cavalcante
    Fone:(96)3242-3482/9118-3901

    Av:Domingos Amorin Nº 2493 Bairro Novo Buritizal

    Curtir

  2. Olá Luis Sadeck não deu para abrir o livro, o meu computador não tem esse tipo de programa.Quero receber o livro,eu trabalho na SEMA/AP-MACAPÁ/GEA na Coordenadoria de Políticas e Normas Ambientais.Gostaria de receber mais publicação sobre Várzea, vamos trabalhar nas áreas de várzea nos Municípios.

    Atenciosamente,

    Silvia Cavalcante

    Administradora

    Contato(96)3212-5308/SEMA-AP

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: