Publicado por: sadeckgeo | maio 28, 2008

Relatório do Seminário “Desmatamento da Amazônia: um diálogo necessário. É possível?”

Já está disponível o Relatório assinado por representantes do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta recomendações para o combate ao desmatamento. O documento é resultado do Seminário “Desmatamento da Amazônia: um diálogo necessário. É possível?, realizado nos dias 6 e 7 de maio, em Belém (PA). O evento teve mais de 200 participantes, entre tomadores de decisão, pesquisadores, empresários, estudantes e representantes de organizações não-governamentais e movimentos sociais.

Segundo o documento, o desmatamento é uma questão socioeconômica. Para enfrentá-lo, Estado e sociedade precisam pactuar ações e políticas públicas que levem em consideração os agentes, os fatores espaciais, as atividades de monitoramento e controle, as cadeias produtivas e as alternativas econômicas relacionadas à questão.

Entre as principais conclusões obtidas, a partir das discussões entre os diferentes setores sociais, está a de que as ações de comando e controle, os sistemas de monitoramento e a criação de áreas protegidas não são suficientes para conter a devastação da floresta. “As ações de Governo devem ver a região de modo holístico, como sistema social e econômico, para evitar vazamentos (efeitos não-esperados de políticas públicas)”, informam os relatores.

Para combater o problema, as soluções envolvem uma mudança na matriz do desenvolvimento, que requer o diálogo entre os diversos setores da sociedade, a pactuação entre o Estado e a população, o investimento em novas tecnologias e cadeias produtivas, entre outros pontos.

Confira aqui a íntegra do relatório.

Fonte: INPE / MPEG


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: