Publicado por: sadeckgeo | maio 19, 2008

Manual de Introdução ao Processamento Digital de Imagens – IBGE

manual

Capa_manual PDITradicionalmente, a extração de informações das imagens de sensoriamento remoto pelas equipes técnicas de geociências tem sido feita por métodos analógicos. Entretanto, a partir dos anos 90, constata-se uma utilização crescente do processamento digital. Esta mudança foi impulsionada pela vertiginosa evolução ocorrida na indústria da informática, marcada pelo aumento na capacidade de processamento e redução dos custos dos equipamentos, o que permite hoje o tratamento de imagens em computadores de mesa. Da mesma forma, um numero cada vez maior de aplicativos dedicados ao processamento digital de imagem vem sendo disponibilizado no mercado.

Por outro lado, verifica-se um crescimento acelerado na produção de dados geoespaciais destinados a atender às necessidades especificas das várias categorias de usuários. A manipulação e integração desta multiplicidade de dados, de características e fontes distintas, para transformá-los em informação relevantes à sociedade seria extremamente difícil sem os recursos da informática, visto que o armazenamento, processamento e transmissão dos dados são feitos na forma digital. O processamento digital de imagens oferece uma gama de técnicas que propiciam a exploração de detalhes inacessíveis pelos métodos convencionais e permite realçar e destacar aspectos de interesse específico a determinados temas e objetivos.

O processamento digital de imagens e os sistemas de informação geográfica constituem hoje ferramentas essenciais em várias áreas do conhecimento. Os profissionais de geociências precisam estar permanentemente atentos a estas transformações no modus operandi, sob pena de perder informações, rapidez e eficiência. Neste contexto insere-se a elaboração deste Manual que, de forma concisa e em nível introdutório, procura descrever os conceitos e técnicas digitais mais utilizados para a extração de informações das imagens nos vários ramos das ciências da terra. Entendemos que essa iniciativa vem atender a uma necessidade e representa uma contribuição efetiva para o aprimoramento dos métodos de trabalho nos levantamento de recursos naturais, cartografia e meio ambiente.

Guido Gelli

Diretor de Geociências

Links relacionados:

Manual Técnico da Vegetação Brasileira – IBGE

Manual Técnico de Introdução à Interpretação Radargeológica

Manual técnico de uso da terra

Manual Técnico de Pedologia

Manual Técnico de Geomorfologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: