Publicado por: sadeckgeo | maio 6, 2008

Seminário no Goeldi debate desmatamento na Amazônia

Analisar o avanço do desmatamento na Amazônia a partir de um amplo debate entre os vários atores sociais envolvidos com o tema. Este é o objetivo principal do Seminário “Desmatamento na Amazônia: um diálogo necessário. É possível?”, que o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará ( Idesp) promovem nos dias 6 e 7 de maio, em Belém (PA).

O Seminário pretende aprofundar o conhecimento científico sobre o desmatamento da maior floresta tropical do mundo, a partir do ponto de vista da comunidade científica, das organizações não-governamentais, dos empresários e dos tomadores de decisões. A idéia é realizar um amplo diálogo entre esses atores para sistematizar recomendações aos tomadores de decisões.

Aberto ao público, o evento será realizado no Auditório Dr. Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Goeldi, na Avenida Perimetral. O evento começa na terça-feira, dia 6, às 8h30, quando será realizada a Sessão de Abertura. Em seguida, tem início o Painel 1 , que reunirá a comunidade científica em torno do tema e será coordenado pelo Diretor do Idesp, Peter Mann de Toledo. O painel contará com a participação dos palestrantes Gilberto Câmara (INPE), Roberto Araújo (MPEG), Francisco de Assis Costa (UFPA), Bertha Becker (UFRJ) e Alfredo Homma (Embrapa Amazônia Oriental).

À tarde, das 14 às 18 horas, será realizado o Painel 2, destinado às organizações não-governamentais. Coordenado pelo pesquisador Leandro Ferreira, do Museu Goeldi, o debate contará com a participação dos representantes de David MacGrath (IPAM), Adrian Garda (Conservação Internacional), Roberto Esmeraldi (Amigos da Terra), Paulo Adario (Greenpeace), Jane Silva (Comissão Pastoral da Terra-Pará) e Carlos Souza (Imazon).

Na quarta-feira, dia 7, das 8h30 às 11 horas, será a vez dos empresários e dos tomadores de decisão dialogar sobre o desmatamento da Amazônia. O jornalista Lúcio Flávio Pinto será o moderador do Painel 3, que contará com a participação do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Valmir Gabriel Ortega;da diretora do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (IDEFLOR), Raimunda Monteiro; do Secretário Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, Salatiel Alves Araújo; do representante do Ministério do Meio Ambiente, André Lima; e do setor produtivo Armando Soares (FAEPA) e Manoel Pereira Dias (AIMEX).

O Seminário “Desmatamento na Amazônia: um diálogo necessário. É possível?” conta com o apoio da Rede de Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma) e integra o Ciclo “Idéias & Debates” promovido pelo Museu Goeldi, desde 2002, com o objetivo de democratizar o conhecimento científico produzido sobre a Amazônia.

Mais informações no portal do Museu Goeldi.

Fonte: MPEG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: