Publicado por: sadeckgeo | março 19, 2008

Mapas IBGE

ibge-01.png

O IBGE mudou a interface gráfica, agrupou e melhorou algumas das suas bases de informação e disponibilizou tudo de uma só vez, no novo link de mapas (http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/). Agora o usuário tem:

Mapas Escolares

Na seção Mapas Escolares, os alunos podem consultar, fazer download e imprimir mapas do Brasil , dos Estados e do Mundo, com diferentes graus de complexidade, através do acesso aos sub-sites “7a 12” e “Teen”.

Além dos mapas políticos, no Atlas Geográfico Escolar on line o aluno encontra mapas temáticos do Brasil e do mundo, com diversos temas: demografia, diversidade ambiental, desigualdade socioeconômica, infra-estrutura, entre outros.

Mapas de uso Geral

Esta seção é dedicada ao público em geral, que busca informações sobre o Brasil, Estados e Regiões, através de mapas.

Estão disponíveis mapas em formato PDF e JPG para consulta, download e impressão, sendo que os mapas em formato PDF são, em sua maioria, mapas de tamanho original grande, constituindo-se em arquivos pesados, que podem levar algum tempo na visualização, bem como no download, dependendo do tipo de conexão à internet.

Mapas para Especialistas

Esta seção é voltada ao público que tem familiaridade com o uso de ferramentas de SIG (Sistema de Informações Geográficas).

Aqui você encontra, além do acesso aos Mapas Interativos, arquivos vetoriais georreferenciados, em diferentes escalas e formatos, e arquivos raster georreferenciados ou não (cartas imagem, ortofotos, fotografias aéreas, modelo digital de elevação), e cartas em formato PDF, para consulta e impressão.

No ambiente para especialistas você encontrará informações com diversas extensões (shp, dgn, geomedia, pdf) e com diversas projeções (Geográfica, Albers) e o melhor em varias escalas (desde 1:25 000 até 1:1 000 000).

Bem pra que ficar com receio dos dados eu fiz um teste imprimindo alguns mapas em pdf dos municípios do Pará e estão com ótima qualidade.

Vale apena dar uma olhada.

Um abraço

Por: Luis Sadeck


Deixe um comentário

Categorias