Publicado por: sadeckgeo | abril 20, 2012

Extração de Drenagem – TerraView

Imagem

Como temos dito a TerraLIB é uma excelente biblioteca de códigos para geoprocessamento e sensoriamento remoto, mas que ainda é pouco usada por nossos excelentes programadores que preferem dar crédito aos softwares de fora… desculpem o desabafo!

Recentemente tive a oportunidade de conhecer mais um plugin para o TerraView, o TerraHidro. Esse foi desenvolvido com o intuito de geração de modelos hidrológicos baseadosem dados SRTM, MDE e TIN. Para saber mais sobre ele acesse o artigo do SBSR.

TERRAHIDRO  -  UMA PLATAFORMA COMPUTACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA A ANÁLISE INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS.

No vídeo tutorial criado para essa postagem, mostramos como extrair drenagem do SRTM de forma automática e como segmentar drenagens.

Baixe o plugin TerraHIDRO

Você conhece ou tem algum plugin desenvolvido para a família Terra? Compartilhe conosco! 

About these ads

Responses

  1. Boa, Sadeck. Sem dúvida, essa uma demonstração da força do SIG TerraView. Eu creio que devemos postar mais matérias sobre esse sensacional programa.

    Abraço! Jorge Santos

  2. Infelizmente eu não vejo outra saída para o TerraView e o SPRING senão o esquecimento ou o desenvolvimento a passos de tartaruga, em relação a outros SIG’s. Até por que os órgãos diretamente envolvidos com a gestão territorial, tais como IBGE, INCRA, FUNAI, etc., até promovem em suas páginas e em congressos afins o uso do Quantum GIS e gvSIG em suas atividades.

    Hora, se já existem plataformas e pessoal capacitado ao desenvolvimento de SIG genuinamente brasileiro, não vejo o por que de estarmos tão envolvidos com os SIG’s estrangeiros.

    O que eu acho que o Quantum GIS e o gvSIG tem de “mais desenvolvido” em relação aos similares nacionais é a facilidade na visualização dos dados. Os nossos são muito burocráticos e acabam afastando os usuários! Abrir um simples arquivo vetor se torna algo chato, pois você tem criar BD, projeto, tema, vista, etc. Nos outros é só abrir e pronto!

    Quem sabe se os desenvolvedores dos nossos SIG’s percebam isso e desenvolvam algo mais amigável.

    Um abraço e boa semana.

  3. Pessoal, estou com um problema…
    Fiz a extração de drenagem do SRTM no TerraHidro e fiz a vetorização automática. Porém, meu banco de dados está todo no SPRING e quando faço a exportação e respectiva importação para o SPRING os vetores vem segmentados… Não sei como fazer para unir os vetores. Não se devo fazer alguma coisa na exportação no TerraHidro ou fazer alguma coisa na importação para o SPRING.

    ATT.

  4. Eu concordo com José Carlos totalmente. Apesar de poderosos os softwares brasileiros precisam de interfaces mais amistosas, pois isso acaba espantando os usuários. Quais são motivos que nos levariam a utilizar um software livre nacional que é excessivamente burocratico, no lugar de Software Livre estrangeiro que possui uma interface amistosa e procedimentos com mais praticidade, simplesmente por patriotismo? Acredito que poderiam dar uma repaginada neles tornando-os menos burocraticos. Mas são bons softwares e com grande poder de processamento.

    • Então vamos redirecionar nossos programadores que tem contribuído, fantasticamente, com os projetos estrangeiros e só tem feito críticas aos projetos brasileiros!? O que vc acha Gustavo?

  5. Olá pessoal,

    instalei o TerraView no meu not a pouco tempo, queria saber como adicionar imagens STRM no formato .tif no programa???
    Muito bom o site
    Agradeço

  6. Como pegar agora esses segmentos, sou meio leigo ainda, precisava disso em dxf, como faz a exportacao?

  7. na verdade precisava delinear as watersheds como é o processo?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.117 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: