Publicado por: cesargdiniz | outubro 5, 2011

Operação “Clip” no Surfer

É bastante comum a necessidade de delimitar-se ou corta-se uma área baseado-se em um vetor pré-definido.  Neste post, aproveitando a dúvida do prezado Jose Carlos Jr, mostrarei como realizar o corte por vetor ou “Clipping” no Surfer.

Para iniciar, a ferramenta de Clip ficou famosa no pacote ArcGis da ESRI. Aqui no Surfer da Golden Software ela é chamada de Blank e funciona da seguinte forma:

1 – É necessário que se tenha um vetor limite em formato .BLN (qualquer dúvida referente a esta etapa consulte: « )

2 – Iremos editar a tabela de dados do vetor limite. File >>> Open >>> nomedoarquivo.bln.

Na célula B1, temos o controle da ferramenta Blank. O valor numérico 1, significa blank inside(apagar parte interna), já o valor 0, significa blank outside (apagar parte externa).

No caso deste tutorial estamos interessados em usar o limite do Pará como area máxima de interpolação. Por este motivo usaremos o Blank Outside ( 0 ). Como resultado todo e qualquer dado que estiver no limite externo do vetor será apagado.

Espero que tenha ajudado

Abraço a todos, Cesar Diniz

Links relacionados:

Mapa Pluviométrico via krigagem + Overlay com Shapefile

Conversão de Shapefile para BLN usando o Surfer


Respostas

  1. Eita muito tempo que utilizo o Surfer, mas nunca tinha visto postagem difundido esse software… Muito importante para o povo que esta começando… Parabens pelo post.

    Curtir

  2. Olá, estou plotando resultados de um deslocamento de um prédio(pavimento) no surfer, porém ele não delimita a área do meu pavimento, fazendo apenas um retângulo, e não recortando o prédio como ele é. Eu entrei com os dados considerando somente os pontos existentes.

    Curtir

    • Luna,

      Não compreendi muito bem o seu problema… Será que você pode detalha-lo melhor?!

      Aguardo.

      Curtir

  3. Eu quero saber como posso delimitar a minha área?

    Curtir

    • Para delimitar sua área, basta fazer a operação de clip demonstrada no vídeo a cima.

      Atenciosamente

      Cesar

      Curtir

  4. Olá tudo bem, estou trabalhando com agricultura de precisão e para modelar a variabilidade estou usando o surfer, depois do mapa da variabilidade preciso fazer um mapa de recomendações com a quantidade de corretivos e fertilizante para cada área dentro da variabilidade encontrada. Gostaria de saber se existe uma maneira de calcular a quantidade do insumo para á área especifica demonstrando isto no mapa. Já sei determinar a área só falta colocar fórmula para achar a quantidade de insumo. Obrigado

    Curtir

    • Prezado Bruno…sim existe uma maneira de fazer isto via Surfer…mas para a sua área existem softwares específicos que tornam os cálculos muito mais simples, ex: FalkerMap em – http://www.falker.com.br/. Minha sugestão é que você comece por lá, tente entender a matemática por trás do FalkerMap e depois tentem transporta-la para o Surfer.

      Atenciosamente

      Cesar

      Curtido por 1 pessoa

  5. O vídeo tá bugado

    Curtir

  6. Oi, estou com uma dúvida, quando faço a operação clip ele está excluindo a área delimitada no meu mapa. O que pode ser?

    Curtir


Deixe um comentário

Categorias