Publicado por: sadeckgeo | maio 6, 2011

O ALOS morreu. Viva o ALOS!

A notícia correu primeiro nos emails das pessoas ligadas diretamente às pesquisas com imagens desse satélite e foi recebida com pesar. 

O Satélite japonês que já nos acompanhava desde 24 de janeiro de 2006 ultrapassou o seu tempo de vida estimado e morreu em silêncio desligando todos os sistemas sensores abordo dele. Até o momento ainda não sabemos o que houve. 

Muitas pesquisas de sucesso como a do IBAMA para o monitoramento de florestas, terão que ser revistas até que o programa ALOS seja revivido com o ALOS-2 em 2013. 

O sistema foi desenvolvido prioritariamente para fomentar pesquisas científicas e aplicadas na área de sensoriamento remoto e prover o Japão e países da Ásia do Pacífico com dados cartográficos que pudessem oferecer subsídios ao estudo de temas ligados ao desenvolvimento sustentável, monitoramento de desastres naturais e recursos naturais. (Embrapa

O ALOS seria usado também na cooperação Brasil x Japão para estudos de REDD até 2012 e seria incorporado à análise do desmatamento… E agora?! Aguardamos 2013 ou partimos para novas perspectivas? Quem sabe o Brasil não estende o acordo e colabora na construção ou na implementação desses sensores para o nosso próximo satélite, já que o CBERS 2B também se foi!? 

Para quem quiser saber mais sobre o ALOS clique aqui!

Apresentação do ALOS-2 aqui!

Deixe comentário sobre as suas perspectivas desse cenário.

Links relacionados

COSMO-SkyMed – Considerações iniciais

TanDEM-X em órbita

RADAR Golfo do México

RADAR DE ABERTURA SINTÉTICA – SAR

Correção do Padrão de Antena.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

Você está comentando usando sua conta WordPress.com. Sair / Mudar )

Imagem do Twitter

Você está comentando usando sua conta Twitter. Sair / Mudar )

Foto do Facebook

Você está comentando usando sua conta Facebook. Sair / Mudar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 872 outros seguidores

%d bloggers like this: